sexta-feira, 25 de maio de 2012

Planejamento Famíliar

O Planejamento Familiar no CMS Profº Edgard M.Gomes é realizado todas duas ultimas Sexta-Ferira de cada Mês, atendendo uma media de 60 pessoas sendo 95% Mulheres

O planejamento familiar é essencial para as famílias.
Na década de 60, a taxa de fecundidade no Brasil era de 6,3 filhos por mulher. Na década de 70, esse número caiu para 5,8; e em 2000, para 2,3. A tendência da maioria dos países, especialmente os desenvolvidos, é de redução da taxa de natalidade. Na Europa, por exemplo, as taxas de natalidade são muito pequenas: 1,2 na Itália, 1,26 na França, 1,3 na Alemanha, etc.

Na Conferência Internacional da ONU Sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada no Cairo em 1994, foi conferido papel primordial à saúde e aos direitos sexuais dos indivíduos, deixando de lado os objetivos puramente demográficos. Isso mostra a tendência mundial em realizar o planejamento familiar para assim poder garantir direitos considerados básicos à vida digna.

Realizado pelo casal, o planejamento familiar compreende analisar, planejar e tomar as melhores decisões em relação a quantos filhos o casal terá e quando isso deverá acontecer. Os métodos contraceptivos pelos quais o casal pode executar o planejamento familiar são pílulas, preservativos, diafragma, espermicidas, etc.

O planejamento familiar é importante para a criança e para os pais. Para a criança, porque esse conjunto de ações proporciona todas as condições básicas de sobrevivência da mesma, como saúde, educação e moradia, etc. Para os pais, pois eles podem preparar-se melhor para oferecer uma vida e um futuro mais estável para sua família, além de não comprometerem suas carreiras profissionais com o nascimento de um filho. Fora esses benefícios, o planejamento familiar evita abortos e o abandono de crianças.


O planejamento familiar é um direito assegurado na Constituição Federal. Consiste num conjunto de ações que auxiliam o casal que deseja ter filhos ou ainda, na prevenção da gravidez.

2 comentários:

  1. Planejamento familiar!!! Amo muitooo...

    ResponderExcluir
  2. PLANEJAMENTO FAMILIAR AJUDA A PREVENIR UMA GRAVIDEZ INDESEJADA. AQUI NO EDGARD NOS FAZEMOS NOSSA PARTE.
    VENHA VOCÊ TAMBÉM PARTICIPAR TODAS AS DUAS ULTIMAS SEXTA-FEIRAS DE CADA MÊS 9:00 NO AUDITÓRIO DA UNIDADE.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.