terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que é Puericultura?




















PUERICULTURA é o conjunto de cuidados que fazem parte da supervisão de rotina de saúde infantil.
Nestas consultas o médico ou enfermeiro fazer o acompanhamento e avaliação do desenvolvimento físico e mental da criança, de suas medidas de peso, altura e perímetro cefálico, orientar aleitamento materno e alimentação, inspecionar e orientar a rotina vacinal, entre outros.
    No primeiro ano de vida essas consultas são mensais. A primeira consulta deverá ser realizada por volta de 2º ao 5º dia de vida, onde deverá ser levado o prontuário do bebê fornecido na maternidade. Para que não sejam esquecidas algumas (ou várias) perguntas é interessante que seja feita uma lista e leve-a na consulta.
    Na supervisão da alimentação o pediatra verificará como está a amamentação, quais as possíveis dúvidas, lançando mão de todos os esforços para incentivar e garantir o aleitamento materno.
    Sem discussão, nos dias atuais, o acompanhamento medico ou enfermeiro, da concepção até o início da idade adulta, é cada vez mais fundamental no desenvolvimento de uma criança. É uma dedicação sem fim, denominada de puericultura. A puericultura é a área saúde publica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento. Isto é, acompanha, sob o ponto de vista do enfermeiro, o desenvolvimento infantil com o objetivo de orientar os pais sobre as formas de prevenção de toda e qualquer situação que possa pôr em risco a saúde da criança.
    Assim, dentro deste conceito, pode-se deduzir que a atuação do profissional de saúde começa muito antes do nascimento. Inicia a partir da concepção até o final da adolescência e começo da idade adulta. Entretanto, é no primeiro semestre de vida de uma criança que o processo de avaliação é de extrema importância e necessária. Durante as consultas mensais são enfocados os avanços no desenvolvimento neuro-psicomotor e verificada a existência ou não de algum atraso na aquisição de aptidões.
    Além disso, é devido às diversas consultas puericultura que é possível verificar a existência de malformações congênitas que, porventura, não puderam ser antes diagnosticadas. Observa também, no primeiro semestre, as diversas curvas de crescimento - peso, perímetro cefálico e estatura -, e diagnostica com precocidade os problemas existentes e que possam repercutir em idades posteriores.
    Por fim, o médico ou enfermeiro acompanha a formação dos diferentes vínculos mãe-pai-filho-irmãos, orienta o modo correto de imunização da criança e esclarece a utilidade das vacinas e imunobiológicas. Sem contar que nos encontros mensais, reforça constantemente a necessidade do aleitamento materno exclusivo como o mais importante alimento promotor de saúde para toda a vida.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

    Funcionamento

    De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

    Telefone

    (21) 3377-2850

    Tecnologia do Blogger.