quinta-feira, 19 de julho de 2012

Política Nacional de Atenção Integral á Saúde do Homem



 Realizado 1º Encontro de Saúde do Homem na Unidade CMS Edgar M. Gomes, pela Equipe AMANHECER e ODONTOLOGIA.


Fimose
É uma anomalia comum, que impede em maior ou menor grau a exteriorização da glande (extremidade do pênis), impossibilitando a higiene adequada e, em alguns casos, dificultando o ato sexual.
Quando necessário, o tratamento é cirúrgico e simples, podendo, eventualmente, ser realizado em consultório.

Parafimose
É o estrangulamento da glande pelo prepúcio (pele que recobre a extremidade do pênis). Também pode causar os mesmos inconvenientes da fimose. O tratamento é cirúrgico.

Varicocele
É o processo de dilatação das veias do testículo, semelhante a aquele que ocorre nas pernas (varizes). Pode causar dor e infertilidade. O tratamento, normalmente, é cirúrgico.

Impotência
É a presença do desejo sexual sem a correspondente ereção do pênis. Motivo de grande preocupação para os homens, suas causas são diversas e algumas vezes o tratamento é simples. A origem pode ser: problemas hormonais, neurológicos, vasculares, mas na maioria das vezes, é de ordem psicológica. O alcoolismo, o fumo e o uso de drogas também interferem.

Orquiepididimite
É a inflamação do testículo e epidídimo (conduto ligado ao testículo). Pode ser causado por agentes infecciosos ou por traumatismo. Também pode ocorrer devido complicações da caxumba, pois o vírus causador, além de instalar-se nas glândulas salivares, pode alojar-se nos testículos. Além de inflamação local, a orquiepididimite pode causar infertilidade.

Hipertrofia prostática
Os homens a partir dos 50 anos estão mais sujeitos a apresentarem um aumento da próstata, ou seja, hipertrofia prostática. Os primeiros sintomas são micções noturnas frequentes, a interrupção do jato de urina, dificuldade para urinar, gotejamento, podendo chegar até ao represamento da urina na bexiga, nos casos mais avançados. A maioria dos casos é originado por tumores benignos, mas o tumor maligno de próstata é um dos tipos de câncer que mais atinge o sexo masculino.

Câncer de próstata
A realização do exame preventivo a partir dos 40 anos é fundamental, pois permite o diagnóstico precoce do câncer, aumentando as chances de cura do paciente. Os exames são o digital da próstata, o de toque retal, a avaliação laboratorial por exame de sangue e a ecografia.
Andropausa
A Andropausa não é uma doença, mas sim uma fase de alterações no organismo masculino que ocorre entre os 50 e 70 anos. Ocorre devido a uma redução na produção dos hormônios masculinos, provocando alterações sexuais e físicas, como diminuição do desejo
sexual e flacidez muscular. O diagnóstico pode ser confirmado por meio de exames laboratoriais.


Um comentário:

  1. É Fundamental esta orientação, pois o dialogo sobre a saúde homem hoje em dia é pouco discutida. Enfº Hiury Gomes

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.