sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Regimento interno



SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SUBPAV
COORDENADORIA DE SAÚDE DA AP 5.2 - CAP 5.2
CMS PROFESSOR EDGARD MAGALHÃES GOMES



Introdução
O Centro Municipal de Saúde Professor Edgard Magalhães Gomes iniciou suas atividades em 17 de Dezembro de 2007.  A elaboração do Regimento Interno foi solicitada pelo Subsecretario de Atenção Primaria, Vigilância e Promoção da Saúde Dr. Daniel Soranz, no ciclo de debates da Subpav.
A primeira versão deste regimento foi elaborada pelo Núcleo da Estratégia de Saúde da Família (NESF) da Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.2 (CAP 5.2),  Gerente Técnico e a partir de discussões prévias realizadas pela equipe de saúde da família. Consideramos a necessidade de uma revisão deste regimento nos próximos seis meses e uma revisão anual, devido a eventuais mudanças no quadro funcionários, alterações na dinâmica comunitária e o advento das Organizações Sociais (OS).
Todas as Direções das Unidades Básicas de cuidados primários da Coordenadoria de Saúde da AP 5.2, Modelo B decidiram iniciar a confecção do Documento em conjunto, visto que todas possuem o mesmo perfil.
Segundo avaliação da OMS, o Sistema de Saúde que assume os princípios da Atenção primária de Saúde, obtém melhores resultados na saúde e aumenta a eficiência do conjunto do Sistema.
Inicialmente Unidade Satélite do CMS Belizário Penna, em 1997 passou a UACPS (Unidade Auxiliar de Cuidados Primários de Saúde), em 2004 passou a condição de Unidade independente como Posto de Saúde Professor Edgard Magalhães Gomes, localizado em Cosmos nesta época, tendo sido transferido para Inhoaiba em 2007 dividindo espaço físico com PSF Nova Cidade. Em 2010 houve a unção do PACS Jardim Guararapes com o PSF nova cidade.
Em 2011 houve a fusão entre o Posto de Saúde Profº. Edgard Magalhães Gomes e o PSF Nova Cidade, passando então a condição atual de CMS Profº. Edgard Magalhães Gomes, estruturado com 7 equipes de ESF, o NASF, mais o antigo PS, configurado como Unidade B.
O CMS Profº. Edgard Magalhães Gomes, está localizado em Inhoaiba em frente à estação de trem de Inhoaiba, comunidade de altíssimo risco social, gerando com isso uma população sofrida, temos também situações de violência doméstica, usuários de álcool e drogas e população de rua, que amanhece o dia na Praça ao lado do Posto de Saúde.







                        IDENTIFICAÇÃO MUNICIPAL








IDENTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA
COORDENADORIA DE SAÚDE DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 5.2
UNIDADE
Nome do Município:
RIO DE JANEIRO


Nome do Prefeito:
EDUARDO PAES


Endereço da Prefeitura:
RUA AFONSO CAVALCANTI, nº455 - CIDADE NOVA
CEP:
20211-970
Nome do Secretário Municipal de Saúde:
HANS FERNANDO ROCHA DOHMANN


Nome do Coordenador da CAP:
LILIANE CARDOSO DE ALMEIDA LEAL


Nome do Diretor da Unidade:
  
SIMONE JOSÉ ALVES


Nome  da Gerente Técnica da Unidade

DEBORA MACHADO POVOA                   


Endereço da Unidade:
Situado à Rua Filomena Carlos Magno S/N INHOAIBA
CEP:
23063-055
Telefone:
 Fax: Tel: 3377-2813 / 3377-2850


E-mail da Unidade:

 Simone.alves@smsdc.rio.rj.gov.br

 gerentenc@gmail.com


E-mail do Diretor:    gerentenc@gmail.com  /  ger.emg.cap52@iabas.org.br
E-mail das chefias: gerentenc@gmail.com(DIRETORA) / pbritto36@gmail.com (COORD PROGRAMA) ger.emg.cap52@gmail.com (GERENTE TECNICA)


ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DE PESSOAL DO CMS



RELAÇÃO DE SERVIDORES LOTADOS NO CMS

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR (3º GRAU)

NOME

MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Lélio Pereira Guimarães Filho
10/149.710-6 
Médico Clínica Médica
Estatutário
Vilma Junger Maia
10/191.532-1 
Médico Pediatria
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 02 


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Carlos Samary Filho 
10/225.987-7 
Médico Ginecologista Obstetrícia
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 01 


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Carlos Alberto Nogueira Damasceno 
10/111.452-9  
Cirurgião Dentista
Estatutário
José Carlos Damásio de Sant Anna Júnior
10/168.855-5  
Cirurgião Dentista
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 02 


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Anna Cláudia Pedrosa do Couto
10/243.130-7
Fonoaudiólogo
Estatutário
Maura Rachel Riccioppo dos Santos
10/225.987-7
Fonoaudiólogo
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 02 


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Alessandra Azevedo Lima
10/251.533-6 
Psicólogo
Estatutário
Jurema Barros Dantas
10/245.626-7
Psicólogo
Estatutário
Gabriella Gomes Cortes
10/281.829-2
Psicólogo
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 03 


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Michele Cristine Gracioso Cardoso
10/237.891-7 
Nutricionista
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 01 


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Roselene Correa Jorge de Almeida
12/111.696-1  
Enfermeiro
Estatutário
Cleusa Barbosa de Lima (Chefe de Enfermagem )
12/142.452-2 
Enfermeiro
Estatutário
Lucilanea de Medeiros (PSF)
10/228.704-3
Enfermeiro
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 03


TOTAL DE SERVIDORES LOTADOS
14
                      










CARGOS DE NÍVEL MÉDIO (2º GRAU)

 SETOR DE ENFERMAGEM

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Ana Maria Borges da Costa              
10/243.251-3
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Cláudia Santos Ferreira
10/175.778-0  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Cristina Mattos Gomes da Silva
10/238.152-3  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Deuseli Correa Ramos (PSF)
10/120.907-1
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Elayne da Silva Barbosa
10/237.711-7  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Eliana da Silva                                     
10/007.885-7  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Elton Irade Rosa
10/120.799-2
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Ieda Regina da Silva de Abreu (PSF)
10/131.094-5
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Ivonete Ramos                                    
10/208.630-3   
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Jaceir de Oliveira Souza  
10/237.332-2  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
José Mendonça da Silva                    
10/237.280-3 
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Luciana Nunes da Silva                      
10/237.433-8        
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Maria das Graças Guimarães dos Santos             
10/237.312-4  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Maria Luzia de Amorim                      
10/145.547-6
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Monique Dias e Silva Pereira                   
10/237.422-1  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Patrícia Britto Lopes (Chefe do Serviço de Atenção Integral a Saúde)

                                
12/237.513-7  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Rosangela Barbosa Angelo Dantas (¨)         
10/237.248-0  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Rosangela Mathias Costa Nunes (PSF)
10/130.965-7
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Sonia Mirian dos Reis Nunan                  
10/131.847-6        
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Sueli dos Santos da Cruz (¨)                          
10/133.009-1
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Valéria Cristina de Oliveira
10/202.927-0
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
Vera Lúcia Januário da Silva             
10/142.991-9  
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário

                                                            TOTAL NO CARGO - 22  


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Sheila Correa Tempone
12/236.665-6
Técnico de Laboratório
Estatutário
( Auxiliar de Chefia II - LABORATÓRIO )



TOTAL NO CARGO - 01 


CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL (1º GRAU)

SETOR DE ENFERMAGEM

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Ailson da Silva Seixas
10/065.993-8
Auxiliar de Enfermagem
Estatutário
TOTAL NO CARGO – 01

 

CARGOS DE NÍVEL ELEMENTAR


 SETOR DE ENFERMAGEM

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Maria Elisabete da Silva Freire
10/092.147-8
Auxiliar de Serviços de Saúde
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 01 

TOTAL DE SERVIDORES LOTADOS
24
         
           (¨) Servidor Readaptado  
SETOR DE ADMINISTRAÇÃO

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO (2º GRAU)

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Simone José Alves (DIRETOR IV)
11/224.529-8
Agente de Administração
Estatutário
André Luiz Barbosa de Oliveira
10/207.813-7
Agente de Administração
Estatutário
Marcelo Andrades Alvarenga
10/207.294-0
Agente de Administração
Estatutário
Marcelo Gomes da Silva
10/192.530-4
Agente de Administração
Estatutário
Tereza Cristina Karwowski (¨)
10/177.489-2
Agente de Administração
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 05

 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Celma de Oliveira Goulart
10/102.112-0
Técnico de Higiene Dental
Estatutário
Tatiana Cristina Castro Cartagenes (PSF)
10/228.620-1
Técnico de Higiene Dental
Estatutário

Carlos Alberto Barbosa (PSF)
10/168.908-2
Técnico de Higiene Dental
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 03

SERVIDOR FEDERAL
NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Alice Maria da Silva de Oliveira
1103203
 Agente Administrativo
Estatutário
TOTAL DE SERVIDOR - 01

 

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL (1º GRAU)

 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Alberto Vieira (¨)
10/118.725-1
Artífice de Cozinha
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 01 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Paulo Romualdo de Lima
10/069.322-6
Artífice de Alvenaria e Pintura
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 01 

 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Manoel Gonçalves de Moraes
10/069.322-6
Artífice de Carpintaria e Marcenaria
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 01 

 

CARGOS DE NÍVEL ELEMENTAR


NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Melquisedeque de Oliveira Pontual
10/082.467-2
Servente
Estatutário
Virgínia Alves de Souza dos Reis
10/158.838-3
Servente
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 02

 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Sueli Teixeira da Silva
10/160.340-6
Copeiro
Estatutário
Maria Teresa Farias de Abreu
10/139.141-6
Copeiro
 Estatutário
TOTAL NO CARGO - 02

 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Jorge Figueiredo das Neves
10/011.461-1
Trabalhador
Estatutário
Miryan Pereira de Abreu (¨)
10/091.972-0
Trabalhador
Estatutário
TOTAL NO CARGO - 02 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Ana Maria de Oliveira Lima (Chefe II Sec.Gest Adm.)
12/160.237-4
Agente de Portaria
Estatutário




TOTAL NO CARGO - 01 

TOTAL DE SERVIDORES LOTADOS
19




TOTAL DE LOTADOS ( 70 Serv. Municipais + 2 Serv. Federais)
57

TOTAL DE CARTÕES DE PONTO

     
        (¨) Servidor Readaptado




RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADE NA UNIDADE


CEDIDOS DE OUTROS ÓRGÃOS

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR (3º GRAU)

 

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Rosemere Damiana Fonseca      (SMAS)
10/240.742-7
Assistente Social
Estatutário

TOTAL NO CARGO - 01 


CARGO DE NÍVEL FUNDAMENTAL (1º GRAU)

NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
Maria de Lourdes Rodrigues  (SMAS)
10/178.692-0 
Agente Comunitária Nível I
Estatutário

TOTAL NO CARGO – 01


TOTAL DE SERVIDORES
02




NOME
MATRÍCULA
CARGO
REGIME
 Debora Machado Povoa

Ger. Administrativo
Celetista
TOTAL NO CARGO - 01 






RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA
NOME
CATEGORIA
VÍNCULO
Alessandra Prado Alves
ACS
CLT
Alice Raimundo Araújo
ASB
CLT
Ana Lúcia Pio Nunes
ACS
CLT
Ana Maria Faria da Costa
Cirurgião Dentista
CLT
Ana Maria Garuti da Silva
Técnico de Enfermagem
CLT
Andréia Moura de Carvalho
Enfermeiro
CLT
Carla Renata Pio Nunes da Conceição
ACS
CLT
Cátia Regina Oliveira
ACS
CLT
Odalys Llambia Orosa


Médico
PROGRAMA MAIS MEDICO
Cirilo Roberto de Andrade
ACS
CLT
Claudia Correa da Silva dos Santos Souza
ACS
CLT
Cristiane Francisca de Deus da Silva Felizardo
ACS
CLT
Cynthia da Silva Francisco
Avaliador Físico
CLT
Darly de Oliveira Brumatte
Médico
CLT
Denise Canejo Santiago
Técnico de Enfermagem
CLT
Diogo Adryano Martins dos Santos
ACS
CLT
Ana Maria Faria da Costa
Cirurgião Dentista
CLT
Emanuele Brandt Barbosa
Cirurgião Dentista
CLT
Marcela Salomone de Carvalho
Enfermeiro
CLT
Fabio Leite Silva
ACS
CLT
Jose Manoel Anaya Leon
Médico
PROGRAMA MAIS MEDICO
Deuseli Correa Ramos
AUX. de Enfermagem
ESTATUTARIA
Fernanda Elias Corrêa
ACS
CLT
Fernanda Penedo Soares
ACS
CLT
Flávia do Rego Barros
Médico
CLT
Gisele Alves da Silva Gevigier
ACS
CLT
Gisele Gomes de Lima
ACS
CLT
Hiury Wagner Pessoa Gomes
Enfermeiro
CLT
Ieda Regina da S de Abreu
AUX. de Enfermagem
CLT
Leila da Silva Santos
Técnico de Enfermagem
CLT
Lucilanea de Medeiros
Enfermeiro
ESTATUTARIO
Ravine de Oliveira Dalmas
ACS
CLT
Janaína Pires da Silva
ASB
CLT
Jefferson Franco Fernandes
ACS
CLT
Leonor Maria Perez perez
Médico
CLT
Juliana Bueno Lopes
Enfermeiro
CLT
Márcia Deberge dos Santos
ACS
CLT
Marciene da Silva Mendonça
ACS
CLT
  Márcio Ribeiro Lima
ACS
CLT
Marcos Fernando de Mello
Oficial de Farmácia
CLT
Maria Elizabeth Caldas Campos
Médico
CLT
Maria Zenilda dos S Amorim
ACS
CLT
Marisa Batista da Costa
ACS
CLT
Moniza Duarte Leão
ACS
CLT
Neiva Correa Marins
ACS
CLT
Neila Rodrigues Teixeira
ACS
CLT
Patrícia Monteiro Caralo Martins
ACS
CLT
Priscila Carvalho Silva dos Santos
Oficial de Farmácia
CLT
Raquel Guerra Ramos
ACS
CLT
Regina de Fátima Farias Neves
ACS
CLT
Reginaldo Aparecido da Cruz Pereira
ACS
CLT
Renata Oliveira de Castro
ACS
CLT
Rita de Cássia do Carmo Oliveira
ACS
CLT
Rita de Cássia Soares Azeredo
ACS
CLT
Rodrigo dos Santos Rosa
ACS
CLT
Rosângela de Souza Carlos
ACS
CLT
Rosemary Modesto dos Santos
ACS
CLT
Rosangela Mathias C. Nunes
AUX. de ENFERMAGEM
ESTATUTARIA
Sandra Flores dos Santos Silva
ACS
CLT
Taísa Santiago da Purificação
ACS
CLT
Tânia Maria do Couto
Téc. de Enfermagem
CLT
Tatiana Santiago da Purificação
ACS
CLT
Thamires Mendes e Silva Castro
Enfermeiro
CLT
Luciana Bispo de Sousa
ACS
CLT
Vanessa Alexandre Gomes Barcelos
ACS
CLT
Vanessa Ferreira Pinheiro
ASB
CLT
Virgínia Fonseca da Silva
ACS
CLT
Viviane Cardoso Menezes
ACS
CLT



2. Área Geográfica de Influência

O Centro Municipal de Saúde Prof. Edgard Magalhães Gomes após mapeamento para TEIAS fomos denominados complexo Cosmos Inhoaiba Norte, abrangindo Cosmos, Inhoaíba e Campo Grande compreendendo uma população estimada acima de 30.000 habitantes.


Capitulo II



Missão, Visão e valores.


O CMS Prof. E. M. Gomes tem por missão
Prestar cuidados de Saúde integral e humanizado, promovendo a participação e autonomia dos clientes, bem como desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários melhorando o bem estar e qualidade de vida de todos.

1. Visão
                      
 A finalidade impar do CMS Prof. E. M. Gomes, como atenção básica, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção de saúde, a prevenção de agravos, o diagnostico, tratamento a reabilitação e a manutenção da saúde.



2. Valores

Valores do  CMS Prof. E. M. Gomes

Possibilitar o acesso Universal e continuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada e em consonância com o principio da equidade;
Efetivar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalhando de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenação do cuidado na rede de serviços; desenvolver relações de vinculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado; valorizar os profissionais de saúde por meio do estimulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação; realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados, como parte do processo de planejamento e programação; estimular a participação popular e o controle social.
Capitulo III


Estrutura Orgânica e seu funcionamento



Diretor

·                    Garantir a prestação do serviço público de saúde, em regime ambulatorial, podendo ou não oferecer pronto atendimento 24 horas, visando à promoção, prevenção, assistência e vigilância em saúde, de acordo com o seu nível de competência e complexidade, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde;


● Implantar, coordenar e executar as atividades de saúde pública, assim como promover a integração da unidade com a comunidade;


● Manter integração com o Centro Municipal de Saúde de sua área, objetivando contribuir para a avaliação o perfil de morbimortalidade da região, comunicando a ocorrência de doenças de notificação compulsória;

● Promover o diagnostico precocemente e prevenir as doenças crônico-degenerativas;

● Garantir a execução de todos os programas de saúde determinados pela Secretaria municipal de Saúde;

● Garantir a execução das atividades de saúde bucal;

● Garantir as atividades de enfermagem e das demais áreas técnicas existentes em cada Unidade;

● Garantir a execução das atividades de atenção integral à criança, ao adolescente, ao adulto e á saúde da mulher e do trabalhador;

● Garantir a participação das atividades de integração institucional e comunitária, realizando eventos que busquem a participação do Conselho Municipal de Saúde;

● Promover a integração com as demais unidades de Saúde da coordenadoria de saúde da AP 5.2;
● Garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica;

Manter cadastro do CNES atualizado;


Gerente Técnico da ESF

ü Reportar-se, sempre que necessário, aos supervisores de território;
ü Gerir a Unidade de Saúde da Família, em estreita relação com os supervisores de território;
ü Garantir a Gestão da Unidade de Saúde da Família, conforme a diretriz e princípios do SUS (equidade, integralidade, humanização do atendimento) e diretrizes e atributos da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família;
ü Informar aos Supervisores de Território, sempre que necessário, sobre problemas identificados no desenvolvimento das ações e sobre os encaminhamentos demandados;
ü Integrar as equipes Saúde da Família e demais profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família com a comunidade;
ü Garantir que as equipes desenvolvam suas ações, conforme as diretrizes da Estratégia Saúde da Família (territorialização, cadastramento, diagnóstico de saúde, enfoque familiar, integralidade da assistência, trabalho em equipe, intersetorialidade, controle social, planejamento e avaliação e educação permanente), no eixo da Linha do Cuidado;
ü Cumprir com as atribuições delegadas e/ou as determinações propostas e pactuadas pela CAP;
ü Repassar as informações de interesse do serviço para todos os profissionais de saúde lotados na Unidade de Saúde da Família;
ü Avaliar e monitorar as ações das equipes ESF e dos demais profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família, mantendo atualizadas as informações contidas no painel de monitoramento para ampla divulgação;
ü Assegurar que o conjunto dos indicadores e metas assistenciais, pactuadas entre a CAP e a SMSDC, seja alcançado;
ü Elaborar os relatórios técnicos mensais e/ou outros necessários, descrevendo as principais atividades realizadas, identificando obstáculos e apontando recomendações;
ü Utilizar os Sistemas de Informação de Saúde disponíveis para monitoramento/avaliação e planejamento das ações das equipes;
ü Atuar para garantir e melhorar a qualidade das informações de saúde;
ü Implantar as estratégias e protocolos assistenciais, de encaminhamento, entre outros, da SMSDC;
ü Garantir que as Equipes da Unidade de Saúde da Família desenvolvam ações de promoção à saúde, prevenção específica e de cidadania;
ü Representar a Unidade de Saúde da Família em reuniões administrativas e técnicas, junto à CAP, à SMSDC, ao Conselho Gestor e/ou outras reuniões técnico-científicas;
ü Incentivar e colaborar com a pesquisa e produção de trabalhos científicos;
ü Garantir a participação das Equipes SF nas reuniões mensais com a comunidade;
ü Garantir o acolhimento da demanda espontânea e o maior grau de resolubilidade possível, entendendo que a Unidade Básica de Saúde é a porta preferencial de entrada do SUS;
ü Avaliar as necessidades de capacitações e treinamentos, apontando para maior grau de resolubilidade, para os perfis profissionais exigidos para o desenvolvimento das ações da Atenção Básica à Saúde;
ü Garantir que os auxiliares administrativos mantenham atualizadas todas as rotinas administrativas, bem como a alimentação de todos os Sistemas afeitos à Atenção Básica à Saúde;
ü Indicar responsáveis na Unidade de Saúde da Família, para a fiscalização de contratos e emissão mensal de relatórios-padrão, tais como limpeza, vigilância, manutenção de equipamentos, entre outros; monitorar e otimizar o tempo de agendamento para as diferentes atividades ofertadas pela Unidade;
ü Desenvolver outras atividades, conforme for determinado e acordado.

Administrador

·              Supervisionar e executar, segundo as diretrizes emanadas dos respectivos Sistemas Municipais as atividades relativas:
 · Ao planejamento, administração, treinamento e desenvolvimento e valorização do servidor;

· Á administração de materiais e suprimentos, patrimônio, comunicações administrativas, manutenção de bens móveis, execução orçamentária, serviços gerais e transporte;

· À análise e controle de custos.


Serviço de Atenção Integral à Saúde

·         Executar e supervisionar as atividades relativas a:

¨ Atenção Integral ao Adulto;

¨ Atenção a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.


Chefia de Enfermagem

·         Supervisionar e executar as atividades técnicas e auxiliares das ações de enfermagem;
·         Controlar e supervisionar técnicas de utilização e manuseio de equipamentos e materiais;
·         Providenciar o registro de informações de dados referentes à assistência prestada aos pacientes.


2-Organização Interna e Equipe

O CMS Professor Edgard Magalhães Gomes, possui uma estrutura de clínicas básicas e especializadas com vários profissionais multidisciplinares que interagem uns com os outros, desempenhando um papel fundamental na consolidação do atendimento.


Modelo de equipe Multidisciplinar.

O CMS Professor Edgard Magalhães Gomes, possui dentro da sua Unidade os profissionais Médicos Clínicos, Pediatras, Ginecologista-obstetra, Odontólogos e Psicólogos, Nutricionista, Assistente Social, Enfermagem, Equipe de Enfermagem, THD, Administrativos, e o NASF.

Atribuições Do Médico:

ü  Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
ü  Realizar consultas clínicas e procedimentos na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
ü  Realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, gineco-obstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos;
ü  Encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra referência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência;
ü  Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário;
ü  Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD; e
ü  Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.


Atribuição do Serviço Social na Unidade:

ü  Elaborar, coordena e avaliar programas, nas áreas de serviço  social de atendimento individual, e em  grupo.
ü  Acolhimento da demanda espontânea.
ü   Identificar e encaminhar usuários de acordo com o perfil, para a elegibilidade dos seus direitos, tais como: Bolsa família, Rio Card, LOAS, etc...
ü   Realiza interface com outros profissionais da equipe multidisciplinar.
ü    Parceria nos diversos programas da unidade, tais como: Tabagismo, Idoso, Planejamento familiar, Saúde do escolar, IUBAAM, Grupos de recepção na saúde mental, dentre outros.


Atribuição do Auxiliar de Enfermagem na Unidade:
ü  Realizar preparo de toda demanda de pré-consulta (Pediatria,Clínica médica ,Ginecologia ,Pré-natal).
ü  Administração de medicamentos, mediante prescrição médica.
ü  Realização de procedimentos, sob supervisão do enfermeiro, tais como: Coleta de sangue, para encaminhamento ao laboratório.
ü  Realização de curativos infectados ou não, com avaliação diária.
ü  Retirada de pontos.
ü  Avaliação do pé diabético.
ü  Realizar administração de imunobiológicos
ü  Recolher, quando designado, material para análises clínicas, bem como receber os resultados de exames de laboratório, e outros, anexando-os os prontuário do doente.
ü  Zelar pela limpeza, conservação e assepsia do material e instrumental destinado a uso médico.
ü  Esterilizar e preparar salas de material.
ü  Observar, registrar e informar, à autoridade superior, sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, inclusive fenômenos patológicos e outras anomalias.


Atribuição do Fonoaudiólogo na Unidade:

ü  Desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área de comunicação oral e escrita, voz e audição.
ü  Participar de equipes de diagnóstico, realizando avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição.
ü  Realizar terapia fonoaudiólogica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição.
ü  Realizar o aperfeiçoamento dos padrões da voz e da voz e da fala.
ü  Dar parecer fonoaudiológico, na área da comunicação oral e escrita, voz e audição.
ü  Realizar atividades vinculadas às técnicas psicomotoras, quando destinadas à correção de distúrbios auditivos ou de linguagem.
ü  Participar da equipe multidisciplinar na recuperação e na reabilitação do paciente.


Atribuição do Nutricionista na Unidade:

ü  Planejar, organizar e fiscalizar serviços de nutrição  em estabelecimentos diversos,  promovendo  a orientação  técnica da alimentação.
ü  Propor a adoção  de  normas, padrões  e  métodos de educação   e  assistência  alimentar,  visando  a  proteção materno-infantil.
ü  Elaborar e fiscalizar cardápios  normais  e  dietoterápicos.
ü  Pesquisar informações  técnicas  específicas  e  preparar para divulgação informes sobre noções  de  higiene e  alimentação, orientação  para aquisição  de  alimentos  e  controle  sanitário dos gêneros  adquiridos  pela  comunidade.
ü  Planejar  e  promover  a  execução  dos   programas  de educação  Alimentar.
ü  Proceder à  visita em instituições  diversas (escolas, creches e asilos) ,  de forma a promover  a  orientação técnica  e  adequada  da alimentação.
ü  Proceder a visitas  domiciliares,  a  fim  de  promover a formação  de  bons hábitos  alimentares  e  de  assistir  os  casos que  mereçam  dieta  especial.


Atribuição do Cirurgião Dentista na Unidade:

ü  Proceder a estudo da natureza das doenças que afetam as regiões orais e para-orais suas causas, processos e efeitos associados com as alterações da estrutura e função  orais;
ü  Promover a educação da clientela  no que se refere a profilaxia e higiene oral;
ü  Realizar atividades relacionadas com a etiologia, patologia terapêutica  e  prótese da  região buco- dento-maxilo-facial;
ü  Colaborar na elaboração  de  normas gerais de organização e funcionamento dos  serviços odonto-sanitários;
ü  Executar procedimentos clínicos quando solicitados por outro profissional de saúde tratando a doença diretamente ou orientando aquele profissional para uma terapêutica  mais eficaz;
Atribuição do Psicólogo na Unidade:

ü  Participar/Realizar levantamento das necessidades/problemas relativos  à população adscrita ao serviço para estabelecimento de prioridades.
ü  Estabelecimento de contato regular com rede de serviços de saúde mental e intercâmbios permantes com as instituições locais(assistência social, educação, conselhos tutelares e outros órgãos da justiça) para troca de experiências e pactuação de responsabilidades na solução dos encaminhamentos recebidos e na criação de sistemas de referência e contra-referência.
ü  Acolhimento através de grupos de recepção com avaliação individual.
ü  Realização de reuniões com os outros setores do serviço para suporte e discussão de casos que os serviços queiram encaminhar.


Atribuição do THD na Unidade:

ü  Competem ao Técnico de Higiene Dental, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista, as seguintes atividades:
ü  Colaborar nos programas educativos de saúde bucal;
ü  Colaborar nos levantamentos e estudos epidemiológicos como coordenador, monitor e anotador;
ü  Educar e orientar os pacientes ou grupos de pacientes sobre prevenção e tratamento das doenças bucais;
ü  Fazer a demonstração de técnicas de escovação;
ü  Supervisionar sob delegação, trabalho dos atendentes de consultório dentário;
ü  Realizar teste de vitalidade pulpar;
ü  Realizar a remoção de indutos, placas e cálculos supragengivais;
ü  Executar a aplicação de substâncias para a prevenção da cárie dental;
ü  Inserir e condensar substâncias restauradoras;
ü  Polir restaurações;
ü  Proceder à limpeza e à assepsia do campo operatório, antes e após os atos cirúrgicos;
ü  Remover suturas
ü  Participar de atividades extra-muros.
Atribuição dos Administrativos na Unidade:

ü  Estudar processos, preparar ordens de serviços, circulares, exposições de motivos, certidões, atestados, pareceres, informações e minutas de decretos ou anteprojetos de leis.
ü  Carimbo e controle de impressos
ü  Participar da elaboração de planos iniciais de organização, gráficos, fichas, roteiros e manuais de serviço.
ü  Fornecer, quando solicitado, dados estatísticos.
ü  Arquivar fichas e prontuários de clientes.
ü  Atender as requisições de material, bem como examinar a documentação  respectiva, providenciando para que o estoque de material, sob sua responsabilidade, esteja constantemente em dia.
ü  Receber, fiscalizar e conferir a entrada e saída de material, mantendo organizado e atualizado o fichário cadastral do mesmo com o respectivo estoque.
ü  Inspecionar o estado do material permanente, sob sua responsabilidade, tomando as providências necessárias à  conservação  do  mesmo.
ü  Zelar para que estejam sempre em perfeitas condições de utilização, funcionamento, higiene e segurança, os objetos de uso.

 


Atribuições dos membros da Equipe de Saúde da Família:

As atribuições dos profissionais pertencentes à Equipe ficaram estabelecidos também pela Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006, podendo ser complementadas pela gestão local.

Atribuições comuns a todos os Profissionais que integram as equipes:

ü  Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local;
ü  Realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações,entre outros), quando necessário;
ü  Realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local;
ü  Garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas e de vigilância à saúde;
ü  Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local;
ü  Realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo;
ü  Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde;
ü  Participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis;
ü  Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social;
ü  Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob  coordenação da SMS;
ü  Garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica;
ü  Participar das atividades de educação permanente; e
ü  Realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais.

Atribuições do Enfermeiro:


ü  Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;durante o tempo e frequência necessários de acordo com as necessidades de cada paciente;
ü  Conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aprova a Resolução n.º 195, de 18/02/97, observadas as disposições legais da profissão, realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações;
ü  Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS;
ü  Supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem;
ü  Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar de Enfermagem, ASB e TSB; e
ü  Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
ü  Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a USF.

Atribuições do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem:

ü  Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
ü  Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; e
ü  Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Atribuições do Cirurgião Dentista:

ü  Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal;
ü  Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais;
ü  Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, de acordo com planejamento local, com resolubilidade;
ü  Encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento;
ü  Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais;
ü  Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
ü  Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do THD, ACD e ESF;
ü  Realizar supervisão técnica do THD e ACD; e
ü  Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.


Atribuições do Técnico em Saúde Bucal (TSB):

ü  Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e de acordo com suas competências técnicas e legais;
ü  Coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos;
ü  Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
ü  Apoiar as atividades dos ASB e dos ACS nas ações de prevenção e promoção da saúde bucal; e
ü  Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Atribuições do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB):

ü  Realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos de atenção à saúde;
ü  Proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e instrumentos utilizados;
ü  Preparar e organizar instrumental e materiais necessários;
ü  Instrumentalizar e auxiliar o cirurgião dentista e/ou o TSB nos procedimentos clínicos;
ü  Cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos;
ü  Organizar a agenda clínica;
ü  Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar;
ü  Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.


Atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde:


Agente Comunitário de Saúde (ACS) mora na comunidade e está vinculado à USF que atende a comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família! Quem é o agente comunitário? È alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.
O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes:
ü  Realizar mapeamento de sua área; 2. Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; 3. Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; 4. Identificar área de risco; 5. Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; 6. Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas; 7. Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; 8. Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; 9. Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; 10. Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; 11. Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; 12. Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.


Gestão Interna feita por objetivos

Discutidas e assumidas pelas chefias imediatas, através da elaboração conjunta do plano de ação, repassado aos servidores.


Definição clara de Tarefas e responsabilidades

As ações Programáticas desenvolvidas são as padronizados pelo Ministério da Saúde/SMSDC.
Treinamento supervisão e avaliação dos Serviços prestados.


٭Sistema de Informação:

Sistema de Informação baseia-se num conjunto de sistema da SMSDC/Ministério da Saúde, Gil, CNES, Cartão SUS, Sisprenatal, Sigma de Farmácia, Sisreg versão III, Vita Care, Tabnet e futuramente Sigma de Almoxarifado e Ergon.


٭Comunicação Interna:

Através de Reuniões, quadros informativos impressos, circulares e email


٭Comunicação Externa:

Através de ouvidorias
Reuniões Conselho Distrital
Reuniões Lideranças comunitárias
Quadro de avisos
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Capitulo IV



Compromisso Assistencial



1- Horário de funcionamento do CMS Profº Edgard M. Gomes e Cobertura Assistencial

O CMS EMG encontra-se em funcionamento de 08:00 as 20:00 horas de segunda à sexta e sábado de 08:00 as 12:00; sendo sua abertura realizada às 07:30 horas para coleta de Material Biológico, de segunda à sexta-feira.

*Encontra-se fechado aos domingos e dias de feriados.


2- Definição da oferta de Serviços.

O CMS Prof. Edgard Magalhães Gomes tem uma equipe de profissionais multidisciplinar que realizam um conjunto de ações assistenciais e educativas, visando atender as necessidades encontradas pelo usuário que referenciado, agendado ou através de demanda espontânea.

● O serviço oferecido de varias formas:

Acolhimento – avaliação de necessidade de consulta imediata a partir de    
                        - classificação de riscos.
                        - agendamento
                        - orientações
                        - encaminhamentos para outros serviços/especialidades.

Consultas agendadas – são oferecidas aos pacientes inscritos nos diversos
                                        programas da unidade    

Visitas domiciliares – São realizadas por diversos profissionais de acordo com                 a demanda apresentada


Contato telefônicos – Acontece a partir  da  avaliação de necessidades diversas como: alterações de exames, reagendamento, convocações do usuários.

Procedimentos gerais – Imunização, curativos, TRO, nebulização, retirada de pontos, coleta de material biológicos, aferição de PA, dados antopometricos, circunferência abdominal, triagem Neonatal (teste do pezinho), HGT,ECG, administração de medicamentos.

Grupos educativos/Sala Espera – Tabagismo, Planejamento Familiar, obesidade infantil/adolescente, gestante (IUBAAM), atenção a 3ª idade (idosos), PH e PD, Hansen, atenção a criança até a 1º ano de vida, pré-natal, saúde da mulher, praticas integrativas e complementares, saúde bucal.

● Serviços Básicos oferecidos: Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia/obstetrícia e Saúde Bucal.

● Serviços Adicionais: Fonoaudiólogia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Pólo Endocrinologia, Pólo de asma, Pólo de obesidade infantil e Dermatologia.

Hospital de referência para Urgência/Emergência e Maternidade = Alexander fleming
Duas UPAs Estaduais localizadas: uma no complexo Campo Grande Norte e outra no complexo Campo Grande Sul.

Uma Unidade de Pronto Atendimento Municipal no Complexo Campo Grande Norte.
3. Marcação de Consultas, Acolhimento e Orientação dos Clientes.

·         Inscrição (abertura de Prontuário)
Sempre que possível solicita-se a seguinte documentação:

1.    Documento de Identidade o qualquer outro com foto;
2.    Comprovante de Residência;
3.    CPF;
4.    Certidão de nascimento (para crianças).


·         Acessibilidade e Regulação de Procura de Cuidados Médicos


Um dos problemas enfrentados por esta Unidade é o número de usuários e oferta de consultas para a Porta de Entrada, pois somos Unidade B, onde há um número de consultas estimadas para cada médico por hora, ou seja, 4  (se  turno de 5 horas), num total de 20 por turno, vale salientar que hoje dispomos somente de dois médicos para a área de cobertura que não pertence a ESF. dispomos de 06 médicos da ESF que possuem carga horária de 40 horas semanais, e muitas vezes a demanda livre da população é muito maior que a oferta.






Objetivos Gerais





  • Padronizar acessibilidade aos serviços das Unidades Básicas de Saúde Modelo B da Área Programática 5.2;
  • Organizar os Serviços para prestar o atendimento aos Usuários;
  • Integrar os Serviços existentes na Unidade;
  • Ampliar a oferta.







Princípios



  • Garantir o atendimento ao cliente dentro de sua demanda;

  • Direcionar os Usuários com cobertura de ESF para sua área de abrangência.













Organização das agendas médicas e auto-regulação da oferta de consultas








  • Clínica Médica

Turno da manhã– Demanda Livre com triagem e classificação de risco.

 Turno da tarde – agendamento PH e PD

  • Pediatria
Turno da manhã – demanda livre com triagem e classificação de risco 20 vagas

Turno da tarde – agendamento e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do menor de um ano 16 vagas;
Adolescente – um turno quinzenal á tarde com 12 vagas.

  • Obstetrícia
Os dois turnos – agendamento 16 vagas cada turno;

  • Ginecologia
 Os dois turnos– agendamento; com avaliação quinzenal, 20 vagas cada turno;
  • Odontologia

Os dois turnos - agendamento realizado após grupo de recepção;
Os dois turnos – atende emergência realizando encaminhamentos.

  • Psicologia
Os dois turnos - agendamento realizado após grupo de recepção;

  • Nutrição

Os dois turnos - agendamento realizado por demanda livre ou encaminhamentos;

  • Serviço Social

Os dois turnos – Demanda livre e agendamento.

  • Fonoaudiólogia

Os dois turnos - agendamento por encaminhamentos e agendamento após grupo de recepção;








  • Atendimento Administrativo Presencial

Está disponível no horário de funcionamento da Unidade, sendo efetuado por ordem de chegada.


  • Pedido de Renovação de Receituário Crônico

É realizada de acordo com o tipo de classificação de Hipertensão Leve, Moderada, Severa e é válida pelo tempo de retorno à consulta preconizada pelo programa.


· Emissão de Atestados Médicos

Incapacidade para o trabalho;
Requer a presença de usuário e é emitido expressamente pelo médico;
Pedidos de atestado de aptidão física e psíquica para o desempenho profissional requer consulta presencial;


Ausência na escola por motivo de doença – só serão justificadas as faltas de acordo com a legislação em vigor.


  • Requisição de guias de Transporte

São emitidos em caso de incapacidade do doente para se deslocar pelos seus próprios meios, a consultas hospitalares, tratamento de fisioterapia, hemodiálise, etc. É preenchido um impresso próprio com a devida justificativa para o pedido de transporte e carece de autorização da coordenação da Unidade.


  • Declaração de Comparecimento

É emitida por qualquer servidor no momento de solicitação pelo usuário.


  • Referência

Os procedimentos e consultas especializadas são agendados pelo SISREG e pela Central de Regulação da Cap através do Núcleo Interno de Regulação (NIR) de cada Unidade, para as diversas Unidades Prestadoras de Serviços.

Referência para Idoso Frágil - Hospital Estadual Eduardo Rabelo.

Referência para Saúde Mental - Caps Pedro Pellegrino para complexo Campo-Grande Sul e Guaratiba; Caps Profeta Gentilleza para complexo Campo-Grande Norte e Capsi João de Barro - referência infantil para toda área.


PLANO DE FÉRIAS

As férias e as licenças especiais são agendadas de acordo com os          interesses dos profissionais e também de suas chefias imediatas obedecendo aos critérios estabelecidos pela secretaria de saúde e da coordenação de área, implantadas no ERGON do núcleo de cada unidade (os que possuem) sem prejuízo ao funcionamento da Unidade.


AFASTAMENTO

Ausência programada - Férias, Licença especial, Reuniões e Cursos.
  • Não há agendamento para o profissional.
  • Se necessário, há o reagendamento.
  • Se houver vaga na agenda de outro profissional o usuário será atendido
No mesmo dia.


Ausência não programada - Afastamento por doença do próprio ou do familiar.
·         Informar a ausência o mais rápido possível para a unidade e quantos dias a perícia médica deu de afastamento
·         O administrativo entrará em contato telefônico, ou o agente comunitário de saúde poderá fazer uma visita aos usuários para um reagendamento que poderá ser com o mesmo profissional ou não.
·         Quando há necessidade de consulta para o mesmo dia , o paciente será atendido por outro profissional havendo disponibilidade de vagas.
·         Integração entre as unidades para o acolhimento dos usuários , sempre necessário.


Ausência em Congressos, Encontros, Jornadas, Cursos e outros eventos científicos.

·         Deverão ser apresentadas documentações comprobatórias do evento, com antecedência e preenchida documentação específica no núcleo da unidade para liberação da assinatura do ponto, ou até mesmo ajuda de custo pela SMSDC.



CAPÍTULO V


Formação e Compromisso Para a Qualidade



A missão essencial das Instituições é atender a seus Clientes de forma mais adequada preocupando-se com a melhoria da Qualidade de sua Gestão e assistência. Desde 1995, quando da criação do programa de garantia e aprimoramento da Qualidade em Saúde, O Ministério da Saúde vem investindo no Desenvolvimento do Programa Brasileiro de Acreditação Hospitalar, incrementando a Eficiência, Eficácia e Efetividade das nossas Instituições. De acordo com os critérios de Avaliação do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar referente à parte Ambulatorial, as Unidades Básicas de cuidados primários de Saúde   possuem condições de alcançar resultados exitosos de acordo com protocolo de avaliação nos níveis 1,2 e 3.


ATENDIMENTO AMBULATORIAL - Nível 1
A Instituição oferece assistência ambulatorial; conta com área física própria para a atividade; tem processo de agendamento definido e recursos humanos e materiais adequados para o modelo de assistência proposto.


Itens de Orientação

Habilitação da equipe de assistência ambulatorial.
Médico no local durante o horário de funcionamento para atendimento de consultas novas e subseqüentes.
Sistema de agendamento por especialidade constando: freqüência, duração e distribuição das consultas.
Material, instrumental e equipes para a execução dos procedimentos, de acordo com o perfil de demanda e o modelo assistencial.

Consultórios e horários disponíveis, adequados ao perfil de demanda.
Área de cirurgia ambulatorial de circulação restrita.
Consultórios com condições de lavagem simples e anti-sepsia das mãos, ventilação e iluminação adequadas.
Precauções padronizadas e rotina para isolamento do cliente/paciente.
Condições técnicas para atendimento às emergências (materiais e medica-mentos).
Estrutura para atendimento a grupos especiais (casos de agressão física, moral, psicológica, etc.).
Orientações ao cliente/paciente sobre os procedimentos a que será submetido.
Programa de manutenção preventiva dos equipamentos.


ATENDIMENTO AMBULATORIAL - Nível 2

O Ambulatório conta com manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is); conta com equipe multiprofissional capacitada para atender ao serviço; está integrado com os outros serviços da Instituição.


ITENS DE ORIENTAÇÕES

Manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is).
Programa de educação e treinamento continuado.
Grupos de trabalho para a melhoria de processos e integração institucional.
Sistema de análise crítica dos casos atendidos, visando à melhoria da técnica, controle de problemas, melhoria de processos e procedimentos, minimização de riscos e efeitos colaterais.
Programas multiprofissionais para atendimento de clientes/pacientes com doenças crônicas.
Procedimentos de orientação ao paciente e atividades de educação em saúde.
Procedimentos voltados para a continuidade de cuidados ao cliente/paciente e seguimento de casos.




ATENDIMENTO AMBULATORIAL - Nível 3

O modelo assistencial contempla ações preventivas, de diagnose, terapêuticas e de reabilitação; são realizados levantamentos de indicadores para a avaliação da qualidade e produtividade da assistência oferecida e impacta junto à comunidade; existe sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos).
Itens de Orientação
Programas assistenciais abrangentes (educação em saúde, imunização, procedimentos de diagnose e terapêuticos).
Sistema de informação baseado em taxas e indicadores específicos de assistência ambulatorial que permitem análise e comparações.
Ciclos de melhoria com impacto sistêmico.
Sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos).


SERVIÇOS DE ATENÇÃO AO PACIENTE/CLIENTE

Esta seção agrupa as unidades e serviços tipicamente “assistenciais”, ou seja, todos aqueles em que existe o contato direto com o usuário, um processo ou serviço médico assistencial desenvolvido, uma equipe médica e multiprofissional envolvida, um conjunto de insumos tecnológicos específicos e um(ns) espaço(s) institucional(is) especificamente reservado(s).

O(s) serviço(s), unidade(s) ou setor(es) dispõe(m) de sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos); integra(m) o programa institucional da qualidade e produtividade: com evidências de ciclos de melhoria; dispõe(m) de sistemas de aferição de informação da Organização com dados, taxas e indicadores que permitem a avaliação do serviço, a comparação com referenciais adequados e o impacto gerado junto à comunidade.


ITENS DE ORIENTAÇÕES

• Sistemas de planejamento e melhoria contínua em termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações assistenciais e procedimentos.
• Ciclos de melhoria com impacto sistêmico.
• Sistema de informação baseado em taxas e indicadores que permitem análises e comparações.
• Sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos).

Atualmente o nosso termômetro de avaliação é o Cliente através de Ouvidorias, Reclamações e Conselho Distrital de Saúde. São Instrumentos de avaliação da Qualidade:
Produção gerada no GIL e Vita Care.
Avaliação pelo AMQ e PMAQ
Avaliação dentro da própria equipe para análise de Indicadores
Reuniões avaliativas da Coordenação de área com grupos gestores. Direções, SAIS e Administradores
Reunião do CODS e Lideranças Comunitárias.


Capitulo VI
Disposições Finais e Transitórias
  1. Inibições(incompatibilidades) Decorrentes da necessidade de cumprir o compromisso Assistencial da Unidade

Serão pactuadas em reuniões com as equipes, as dificuldades e propostas para o cumprimento do Regimento.
Existe uma dificuldade em lotar e fixar Médicos na Zona Oeste principalmente em Campo Grande.
A Unidade é localizada em frente a estação de trem de Inhoaíba com malha viária riquíssima, pois pode-se chegar ao Posto à pé, bicicleta,  trem, ônibus,Van e Kombi dificultando o atendimento apenas aos usuários de nossa área.
Recebemos diariamente casos de Emergência, descaracterizado assistência primária.


Produções de Efeitos e Atualização

O Regimento será apresentado a todos os funcionários, encontra-se em sua 3ª versão, será avaliado e poderá sofrer alterações. 

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