SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO,
ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SUBPAV
COORDENADORIA DE
SAÚDE DA AP 5.2 - CAP 5.2
CMS
PROFESSOR EDGARD MAGALHÃES GOMES
Introdução
O Centro Municipal de
Saúde Professor Edgard Magalhães Gomes iniciou suas atividades em 17 de
Dezembro de 2007. A elaboração do
Regimento Interno foi solicitada pelo Subsecretario de Atenção Primaria,
Vigilância e Promoção da Saúde Dr. Daniel Soranz, no ciclo de debates da
Subpav.
A primeira versão deste regimento
foi elaborada pelo Núcleo da Estratégia de Saúde da Família (NESF) da
Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.2 (CAP 5.2), Gerente Técnico e a partir de discussões
prévias realizadas pela equipe de saúde da família. Consideramos a necessidade
de uma revisão deste regimento nos próximos seis meses e uma revisão anual,
devido a eventuais mudanças no quadro funcionários, alterações na dinâmica
comunitária e o advento das Organizações Sociais (OS).
Todas as Direções das
Unidades Básicas de cuidados primários da Coordenadoria de Saúde da AP 5.2,
Modelo B decidiram iniciar a confecção do Documento em conjunto, visto que
todas possuem o mesmo perfil.
Segundo avaliação da OMS,
o Sistema de Saúde que assume os princípios da Atenção primária de Saúde, obtém
melhores resultados na saúde e aumenta a eficiência do conjunto do Sistema.
Inicialmente Unidade Satélite do CMS
Belizário Penna, em 1997 passou a UACPS (Unidade Auxiliar de Cuidados Primários
de Saúde), em 2004 passou a condição de Unidade independente como Posto de
Saúde Professor Edgard Magalhães Gomes, localizado em Cosmos nesta época, tendo
sido transferido para Inhoaiba em 2007 dividindo espaço físico com PSF Nova
Cidade. Em 2010 houve a unção do PACS Jardim Guararapes com o PSF nova cidade.
Em 2011 houve a fusão
entre o Posto de Saúde Profº. Edgard Magalhães Gomes e o PSF Nova Cidade,
passando então a condição atual de CMS Profº. Edgard Magalhães Gomes,
estruturado com 7 equipes de ESF, o NASF, mais o antigo PS, configurado como
Unidade B.
O CMS Profº. Edgard Magalhães Gomes,
está localizado em Inhoaiba em frente à estação de trem de Inhoaiba, comunidade
de altíssimo risco social, gerando com isso uma população sofrida, temos também
situações de violência doméstica, usuários de álcool e drogas e população de
rua, que amanhece o dia na Praça ao lado do Posto de Saúde.
IDENTIFICAÇÃO
MUNICIPAL
|
||||||||||
IDENTIFICAÇÃO
ADMINISTRATIVA
|
||||||||||
COORDENADORIA DE
SAÚDE DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 5.2
|
||||||||||
UNIDADE
|
||||||||||
Nome do Município:
|
RIO DE JANEIRO
|
|||||||||
Nome do Prefeito:
|
EDUARDO PAES
|
|||||||||
Endereço da
Prefeitura:
|
RUA AFONSO
CAVALCANTI, nº455 - CIDADE NOVA
|
CEP:
|
20211-970
|
|||||||
Nome do Secretário
Municipal de Saúde:
|
HANS FERNANDO ROCHA
DOHMANN
|
|||||||||
Nome do Coordenador
da CAP:
|
LILIANE
CARDOSO DE ALMEIDA LEAL
|
|||||||||
Nome do Diretor da
Unidade:
|
SIMONE JOSÉ ALVES
|
|||||||||
Nome da Gerente Técnica da Unidade
|
DEBORA MACHADO POVOA
|
|||||||||
Endereço da Unidade:
|
Situado à Rua
Filomena Carlos Magno S/N INHOAIBA
|
CEP:
|
23063-055
|
|||||||
Telefone:
|
Fax: Tel: 3377-2813 / 3377-2850
|
|||||||||
E-mail da Unidade:
|
Simone.alves@smsdc.rio.rj.gov.br
|
gerentenc@gmail.com
|
||||||||
E-mail das chefias: gerentenc@gmail.com(DIRETORA)
/ pbritto36@gmail.com (COORD PROGRAMA) ger.emg.cap52@gmail.com
(GERENTE TECNICA)
|
||||||||||
ORGANIZAÇÃO
ADMINISTRATIVA DE PESSOAL DO CMS
RELAÇÃO
DE SERVIDORES LOTADOS NO CMS
CARGOS
DE NÍVEL SUPERIOR (3º GRAU)
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Lélio Pereira Guimarães Filho
|
10/149.710-6
|
Médico
Clínica Médica
|
Estatutário
|
Vilma Junger Maia
|
10/191.532-1
|
Médico
Pediatria
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Carlos Samary Filho
|
10/225.987-7
|
Médico
Ginecologista Obstetrícia
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
01
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Carlos Alberto Nogueira Damasceno
|
10/111.452-9
|
Cirurgião
Dentista
|
Estatutário
|
José Carlos Damásio de Sant Anna Júnior
|
10/168.855-5
|
Cirurgião
Dentista
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Anna Cláudia Pedrosa do Couto
|
10/243.130-7
|
Fonoaudiólogo
|
Estatutário
|
Maura Rachel Riccioppo dos Santos
|
10/225.987-7
|
Fonoaudiólogo
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Alessandra Azevedo Lima
|
10/251.533-6
|
Psicólogo
|
Estatutário
|
Jurema Barros Dantas
|
10/245.626-7
|
Psicólogo
|
Estatutário
|
Gabriella Gomes
Cortes
|
10/281.829-2
|
Psicólogo
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
03
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Michele Cristine Gracioso Cardoso
|
10/237.891-7
|
Nutricionista
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
01
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Roselene Correa Jorge de Almeida
|
12/111.696-1
|
Enfermeiro
|
Estatutário
|
Cleusa Barbosa de Lima (Chefe de Enfermagem )
|
12/142.452-2
|
Enfermeiro
|
Estatutário
|
Lucilanea de Medeiros (PSF)
|
10/228.704-3
|
Enfermeiro
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
03
|
TOTAL DE SERVIDORES LOTADOS
|
14
|
CARGOS
DE NÍVEL MÉDIO (2º GRAU)
SETOR DE ENFERMAGEM
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Ana Maria Borges da Costa
|
10/243.251-3
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Cláudia Santos Ferreira
|
10/175.778-0
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Cristina Mattos Gomes da Silva
|
10/238.152-3
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Deuseli Correa
Ramos (PSF)
|
10/120.907-1
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Elayne da Silva Barbosa
|
10/237.711-7
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Eliana da Silva
|
10/007.885-7
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Elton Irade Rosa
|
10/120.799-2
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Ieda Regina da Silva de Abreu (PSF)
|
10/131.094-5
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Ivonete Ramos
|
10/208.630-3
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Jaceir de Oliveira Souza
|
10/237.332-2
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
José Mendonça da Silva
|
10/237.280-3
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Luciana Nunes da
Silva
|
10/237.433-8
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Maria das Graças Guimarães dos Santos
|
10/237.312-4
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Maria Luzia de Amorim
|
10/145.547-6
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Monique Dias e Silva Pereira
|
10/237.422-1
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Patrícia Britto Lopes (Chefe do Serviço de Atenção Integral
a Saúde)
|
12/237.513-7
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Rosangela Barbosa Angelo Dantas (¨)
|
10/237.248-0
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Rosangela Mathias Costa Nunes (PSF)
|
10/130.965-7
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Sonia Mirian dos Reis Nunan
|
10/131.847-6
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Sueli dos Santos da Cruz (¨)
|
10/133.009-1
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Valéria Cristina de Oliveira
|
10/202.927-0
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
Vera Lúcia Januário da Silva
|
10/142.991-9
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
|
TOTAL NO CARGO - 22
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Sheila Correa Tempone
|
12/236.665-6
|
Técnico
de Laboratório
|
Estatutário
|
( Auxiliar de Chefia II - LABORATÓRIO )
|
|||
TOTAL NO CARGO -
01
|
CARGOS
DE NÍVEL FUNDAMENTAL (1º GRAU)
SETOR
DE ENFERMAGEM
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Ailson da Silva Seixas
|
10/065.993-8
|
Auxiliar
de Enfermagem
|
Estatutário
|
TOTAL
NO CARGO – 01
|
CARGOS DE NÍVEL ELEMENTAR
SETOR DE ENFERMAGEM
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Maria Elisabete da Silva Freire
|
10/092.147-8
|
Auxiliar
de Serviços de Saúde
|
Estatutário
|
TOTAL
NO CARGO - 01
|
TOTAL DE SERVIDORES LOTADOS
|
24
|
(¨) Servidor
Readaptado
SETOR DE ADMINISTRAÇÃO
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO (2º GRAU)
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Simone
José Alves (DIRETOR
IV)
|
11/224.529-8
|
Agente de
Administração
|
Estatutário
|
André
Luiz Barbosa de Oliveira
|
10/207.813-7
|
Agente de
Administração
|
Estatutário
|
Marcelo
Andrades Alvarenga
|
10/207.294-0
|
Agente de
Administração
|
Estatutário
|
Marcelo
Gomes da Silva
|
10/192.530-4
|
Agente de
Administração
|
Estatutário
|
Tereza
Cristina Karwowski (¨)
|
10/177.489-2
|
Agente de
Administração
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 05
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Celma
de Oliveira Goulart
|
10/102.112-0
|
Técnico de Higiene
Dental
|
Estatutário
|
Tatiana Cristina Castro Cartagenes (PSF)
|
10/228.620-1
|
Técnico de Higiene
Dental
|
Estatutário
|
Carlos Alberto Barbosa (PSF)
|
10/168.908-2
|
Técnico de Higiene
Dental
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 03
|
SERVIDOR FEDERAL
|
|||
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Alice Maria da Silva de Oliveira
|
1103203
|
Agente Administrativo
|
Estatutário
|
TOTAL DE SERVIDOR - 01
|
CARGOS DE NÍVEL
FUNDAMENTAL (1º GRAU)
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Alberto
Vieira (¨)
|
10/118.725-1
|
Artífice de Cozinha
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 01
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Paulo
Romualdo de Lima
|
10/069.322-6
|
Artífice de
Alvenaria e Pintura
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 01
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Manoel
Gonçalves de Moraes
|
10/069.322-6
|
Artífice de
Carpintaria e Marcenaria
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 01
|
CARGOS DE NÍVEL ELEMENTAR
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Melquisedeque
de Oliveira Pontual
|
10/082.467-2
|
Servente
|
Estatutário
|
Virgínia
Alves de Souza dos Reis
|
10/158.838-3
|
Servente
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Sueli
Teixeira da Silva
|
10/160.340-6
|
Copeiro
|
Estatutário
|
Maria
Teresa Farias de Abreu
|
10/139.141-6
|
Copeiro
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Jorge
Figueiredo das Neves
|
10/011.461-1
|
Trabalhador
|
Estatutário
|
Miryan
Pereira de Abreu (¨)
|
10/091.972-0
|
Trabalhador
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO - 02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Ana
Maria de Oliveira Lima (Chefe II Sec.Gest Adm.)
|
12/160.237-4
|
Agente de Portaria
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
01
|
TOTAL
DE SERVIDORES LOTADOS
|
TOTAL
DE LOTADOS ( 70 Serv. Municipais + 2
Serv. Federais)
|
TOTAL
DE CARTÕES DE PONTO
|
(¨) Servidor Readaptado
RELAÇÃO
DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADE NA UNIDADE
CEDIDOS DE OUTROS ÓRGÃOS
CARGOS
DE NÍVEL SUPERIOR (3º GRAU)
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Rosemere Damiana Fonseca (SMAS)
|
10/240.742-7
|
Assistente
Social
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO -
01
|
CARGO
DE NÍVEL FUNDAMENTAL (1º GRAU)
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Maria de Lourdes Rodrigues (SMAS)
|
10/178.692-0
|
Agente
Comunitária Nível I
|
Estatutário
|
TOTAL NO CARGO –
01
|
TOTAL DE SERVIDORES
|
02
|
NOME
|
MATRÍCULA
|
CARGO
|
REGIME
|
Debora
Machado Povoa
|
Ger. Administrativo
|
Celetista
|
|
TOTAL NO CARGO - 01
|
RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA
|
||
NOME
|
CATEGORIA
|
VÍNCULO
|
Alessandra Prado
Alves
|
ACS
|
CLT
|
Alice Raimundo
Araújo
|
ASB
|
CLT
|
Ana Lúcia Pio Nunes
|
ACS
|
CLT
|
Ana Maria Faria da
Costa
|
Cirurgião
Dentista
|
CLT
|
Ana Maria Garuti da
Silva
|
Técnico
de Enfermagem
|
CLT
|
Andréia Moura de
Carvalho
|
Enfermeiro
|
CLT
|
Carla Renata Pio
Nunes da Conceição
|
ACS
|
CLT
|
Cátia Regina
Oliveira
|
ACS
|
CLT
|
Odalys Llambia
Orosa
|
Médico
|
PROGRAMA MAIS
MEDICO
|
Cirilo Roberto de
Andrade
|
ACS
|
CLT
|
Claudia Correa da
Silva dos Santos Souza
|
ACS
|
CLT
|
Cristiane Francisca
de Deus da Silva Felizardo
|
ACS
|
CLT
|
Cynthia da Silva
Francisco
|
Avaliador
Físico
|
CLT
|
Darly de Oliveira
Brumatte
|
Médico
|
CLT
|
Denise Canejo
Santiago
|
Técnico
de Enfermagem
|
CLT
|
Diogo Adryano
Martins dos Santos
|
ACS
|
CLT
|
Ana Maria Faria da
Costa
|
Cirurgião
Dentista
|
CLT
|
Emanuele Brandt
Barbosa
|
Cirurgião
Dentista
|
CLT
|
Marcela Salomone de
Carvalho
|
Enfermeiro
|
CLT
|
Fabio Leite Silva
|
ACS
|
|
Jose Manoel Anaya
Leon
|
Médico
|
PROGRAMA MAIS
MEDICO
|
Deuseli Correa
Ramos
|
AUX.
de Enfermagem
|
ESTATUTARIA
|
Fernanda Elias
Corrêa
|
ACS
|
CLT
|
Fernanda Penedo
Soares
|
ACS
|
CLT
|
Flávia do Rego
Barros
|
Médico
|
CLT
|
Gisele Alves da
Silva Gevigier
|
ACS
|
CLT
|
Gisele Gomes de
Lima
|
ACS
|
CLT
|
Hiury Wagner Pessoa
Gomes
|
Enfermeiro
|
CLT
|
Ieda Regina da S de
Abreu
|
AUX. de Enfermagem
|
CLT
|
Leila da Silva
Santos
|
Técnico de
Enfermagem
|
CLT
|
Lucilanea de
Medeiros
|
Enfermeiro
|
ESTATUTARIO
|
Ravine de Oliveira
Dalmas
|
ACS
|
CLT
|
Janaína Pires da
Silva
|
ASB
|
CLT
|
Jefferson Franco
Fernandes
|
ACS
|
CLT
|
Leonor Maria Perez
perez
|
Médico
|
CLT
|
Juliana Bueno Lopes
|
Enfermeiro
|
CLT
|
Márcia Deberge dos
Santos
|
ACS
|
CLT
|
Marciene da Silva
Mendonça
|
ACS
|
CLT
|
Márcio Ribeiro Lima
|
ACS
|
CLT
|
Marcos Fernando de
Mello
|
Oficial
de Farmácia
|
CLT
|
Maria Elizabeth
Caldas Campos
|
Médico
|
CLT
|
Maria Zenilda dos S
Amorim
|
ACS
|
CLT
|
Marisa Batista da
Costa
|
ACS
|
CLT
|
Moniza Duarte Leão
|
ACS
|
CLT
|
Neiva Correa Marins
|
ACS
|
CLT
|
Neila Rodrigues
Teixeira
|
ACS
|
CLT
|
Patrícia Monteiro
Caralo Martins
|
ACS
|
CLT
|
Priscila Carvalho
Silva dos Santos
|
Oficial
de Farmácia
|
CLT
|
Raquel Guerra Ramos
|
ACS
|
CLT
|
Regina de Fátima
Farias Neves
|
ACS
|
CLT
|
Reginaldo Aparecido
da Cruz Pereira
|
ACS
|
CLT
|
Renata Oliveira de
Castro
|
ACS
|
CLT
|
Rita de Cássia do
Carmo Oliveira
|
ACS
|
CLT
|
Rita de Cássia
Soares Azeredo
|
ACS
|
CLT
|
Rodrigo dos Santos
Rosa
|
ACS
|
CLT
|
Rosângela de Souza
Carlos
|
ACS
|
CLT
|
Rosemary Modesto
dos Santos
|
ACS
|
CLT
|
Rosangela Mathias
C. Nunes
|
AUX.
de ENFERMAGEM
|
ESTATUTARIA
|
Sandra Flores dos
Santos Silva
|
ACS
|
CLT
|
Taísa Santiago da
Purificação
|
ACS
|
CLT
|
Tânia Maria do
Couto
|
Téc.
de Enfermagem
|
CLT
|
Tatiana Santiago da
Purificação
|
ACS
|
CLT
|
Thamires Mendes e
Silva Castro
|
Enfermeiro
|
CLT
|
Luciana Bispo de
Sousa
|
ACS
|
CLT
|
Vanessa Alexandre
Gomes Barcelos
|
ACS
|
CLT
|
Vanessa Ferreira
Pinheiro
|
ASB
|
CLT
|
Virgínia Fonseca da
Silva
|
ACS
|
CLT
|
Viviane Cardoso
Menezes
|
ACS
|
CLT
|
2. Área Geográfica de Influência
O Centro Municipal de Saúde Prof. Edgard Magalhães Gomes após
mapeamento para TEIAS fomos denominados complexo Cosmos Inhoaiba Norte,
abrangindo Cosmos, Inhoaíba e Campo Grande compreendendo uma população estimada
acima de 30.000 habitantes.
Capitulo II
Missão,
Visão e valores.
O CMS Prof. E. M. Gomes tem por missão
Prestar cuidados de Saúde integral e
humanizado, promovendo a participação e autonomia dos clientes, bem como
desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários melhorando o bem
estar e qualidade de vida de todos.
1.
Visão
A finalidade impar
do CMS Prof. E. M. Gomes, como atenção básica, caracteriza-se por um conjunto
de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a
proteção de saúde, a prevenção de agravos, o diagnostico, tratamento a
reabilitação e a manutenção da saúde.
2. Valores
Valores
do CMS Prof. E. M. Gomes
Possibilitar o acesso Universal e
continuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a
porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de
forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada e em
consonância com o principio da equidade;
Efetivar a integralidade em seus vários aspectos, a
saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das
ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento
e reabilitação, trabalhando de forma interdisciplinar e em equipe, e
coordenação do cuidado na rede de serviços; desenvolver relações de vinculo e
responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a
continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado; valorizar os
profissionais de saúde por meio do estimulo e do acompanhamento constante de
sua formação e capacitação; realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos
resultados alcançados, como parte do processo de planejamento e programação;
estimular a participação popular e o controle social.
Capitulo III
Estrutura Orgânica e seu funcionamento
Diretor
·
Garantir
a prestação do serviço público de saúde, em regime ambulatorial, podendo ou não
oferecer pronto atendimento 24 horas, visando à promoção, prevenção,
assistência e vigilância em saúde, de acordo com o seu nível de competência e
complexidade, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde;
● Implantar, coordenar e executar as
atividades de saúde pública, assim como promover a integração da unidade com a
comunidade;
● Manter integração com o Centro
Municipal de Saúde de sua área, objetivando contribuir para a avaliação o
perfil de morbimortalidade da região, comunicando a ocorrência de doenças de
notificação compulsória;
● Promover o diagnostico precocemente
e prevenir as doenças crônico-degenerativas;
● Garantir a execução de todos os
programas de saúde determinados pela Secretaria municipal de Saúde;
●
Garantir a execução das atividades de saúde bucal;
● Garantir as atividades de enfermagem e das demais áreas
técnicas existentes em
cada Unidade ;
● Garantir a execução das atividades
de atenção integral à criança, ao adolescente, ao adulto e á saúde da mulher e
do trabalhador;
● Garantir a participação das
atividades de integração institucional e comunitária, realizando eventos que
busquem a participação do Conselho Municipal de Saúde;
● Promover a integração com as demais unidades de Saúde
da coordenadoria de saúde da AP 5.2;
● Garantir a qualidade do registro das atividades nos
sistemas nacionais de informação na Atenção Básica;
● Manter
cadastro do CNES atualizado;
Gerente Técnico da ESF
ü Reportar-se, sempre que
necessário, aos supervisores de território;
ü Gerir a Unidade de Saúde
da Família, em estreita relação com os supervisores de território;
ü Garantir a Gestão da
Unidade de Saúde da Família, conforme a diretriz e princípios do SUS (equidade,
integralidade, humanização do atendimento) e diretrizes e atributos da Atenção
Básica/Estratégia Saúde da Família;
ü Informar aos Supervisores
de Território, sempre que necessário, sobre problemas identificados no
desenvolvimento das ações e sobre os encaminhamentos demandados;
ü Integrar as equipes Saúde
da Família e demais profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família com a
comunidade;
ü Garantir que as equipes
desenvolvam suas ações, conforme as diretrizes da Estratégia Saúde da Família
(territorialização, cadastramento, diagnóstico de saúde, enfoque familiar,
integralidade da assistência, trabalho em equipe, intersetorialidade, controle
social, planejamento e avaliação e educação permanente), no eixo da Linha do
Cuidado;
ü Cumprir com as atribuições
delegadas e/ou as determinações propostas e pactuadas pela CAP;
ü Repassar as informações de
interesse do serviço para todos os profissionais de saúde lotados na Unidade de
Saúde da Família;
ü Avaliar e monitorar as
ações das equipes ESF e dos demais profissionais de saúde da Unidade de Saúde
da Família, mantendo atualizadas as informações contidas no painel de
monitoramento para ampla divulgação;
ü Assegurar que o conjunto
dos indicadores e metas assistenciais, pactuadas entre a CAP e a SMSDC, seja
alcançado;
ü Elaborar os relatórios
técnicos mensais e/ou outros necessários, descrevendo as principais atividades
realizadas, identificando obstáculos e apontando recomendações;
ü Utilizar os Sistemas de
Informação de Saúde disponíveis para monitoramento/avaliação e planejamento das
ações das equipes;
ü Atuar para garantir e
melhorar a qualidade das informações de saúde;
ü Implantar as estratégias e
protocolos assistenciais, de encaminhamento, entre outros, da SMSDC;
ü Garantir que as Equipes da
Unidade de Saúde da Família desenvolvam ações de promoção à saúde, prevenção
específica e de cidadania;
ü Representar a Unidade de
Saúde da Família em reuniões administrativas e técnicas, junto à CAP, à SMSDC,
ao Conselho Gestor e/ou outras reuniões técnico-científicas;
ü Incentivar e colaborar com
a pesquisa e produção de trabalhos científicos;
ü Garantir a participação
das Equipes SF nas reuniões mensais com a comunidade;
ü Garantir o acolhimento da
demanda espontânea e o maior grau de resolubilidade possível, entendendo que a
Unidade Básica de Saúde é a porta preferencial de entrada do SUS;
ü Avaliar as necessidades de
capacitações e treinamentos, apontando para maior grau de resolubilidade, para
os perfis profissionais exigidos para o desenvolvimento das ações da Atenção
Básica à Saúde;
ü Garantir que os auxiliares
administrativos mantenham atualizadas todas as rotinas administrativas, bem
como a alimentação de todos os Sistemas afeitos à Atenção Básica à Saúde;
ü Indicar responsáveis na
Unidade de Saúde da Família, para a fiscalização de contratos e emissão mensal
de relatórios-padrão, tais como limpeza, vigilância, manutenção de
equipamentos, entre outros; monitorar e otimizar o tempo de agendamento para as
diferentes atividades ofertadas pela Unidade;
ü Desenvolver outras
atividades, conforme for determinado e acordado.
Administrador
·
Supervisionar
e executar, segundo as diretrizes emanadas dos respectivos Sistemas Municipais
as atividades relativas:
· Ao
planejamento, administração, treinamento e desenvolvimento e valorização do
servidor;
·
Á administração de materiais e suprimentos, patrimônio, comunicações
administrativas, manutenção de bens móveis, execução orçamentária, serviços
gerais e transporte;
· À análise e controle de custos.
Serviço de Atenção
Integral à Saúde
·
Executar
e supervisionar as atividades relativas a:
¨ Atenção Integral ao Adulto;
¨ Atenção a Saúde da Mulher, Criança e
Adolescente.
Chefia de Enfermagem
·
Supervisionar
e executar as atividades técnicas e auxiliares das ações de enfermagem;
·
Controlar
e supervisionar técnicas de utilização e manuseio de equipamentos e materiais;
·
Providenciar
o registro de informações de dados referentes à assistência prestada aos
pacientes.
2-Organização Interna e
Equipe
O CMS Professor Edgard Magalhães Gomes, possui uma
estrutura de clínicas básicas e especializadas com vários profissionais
multidisciplinares que interagem uns com os outros, desempenhando um papel
fundamental na consolidação do atendimento.
Modelo
de equipe Multidisciplinar.
O CMS Professor Edgard Magalhães Gomes, possui dentro da sua Unidade os
profissionais Médicos Clínicos, Pediatras, Ginecologista-obstetra, Odontólogos
e Psicólogos, Nutricionista, Assistente Social, Enfermagem, Equipe de Enfermagem,
THD, Administrativos, e o NASF.
Atribuições Do Médico:
ü Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde,
prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da
saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano:
infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
ü Realizar consultas clínicas e procedimentos na USF e,
quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços
comunitários (escolas, associações etc);
ü Realizar atividades de demanda espontânea e programada
em clínica médica, pediatria, gineco-obstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas
urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos;
ü Encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de
média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra referência
locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico
do usuário, proposto pela referência;
ü Indicar a necessidade de internação hospitalar ou
domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário;
ü Contribuir e participar das atividades de Educação
Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD; e
ü Participar do gerenciamento dos insumos necessários
para o adequado funcionamento da USF.
Atribuição
do Serviço Social na Unidade:
ü
Elaborar,
coordena e avaliar programas, nas áreas de serviço social de atendimento individual, e em grupo.
ü
Acolhimento
da demanda espontânea.
ü
Identificar e encaminhar usuários de acordo
com o perfil, para a elegibilidade dos seus direitos, tais como: Bolsa família,
Rio Card, LOAS, etc...
ü
Realiza interface com outros profissionais da
equipe multidisciplinar.
ü
Parceria nos diversos programas da unidade,
tais como: Tabagismo, Idoso, Planejamento familiar, Saúde do escolar, IUBAAM,
Grupos de recepção na saúde mental, dentre outros.
Atribuição
do Auxiliar de Enfermagem na Unidade:
ü
Realizar
preparo de toda demanda de pré-consulta (Pediatria,Clínica médica ,Ginecologia
,Pré-natal).
ü
Administração
de medicamentos, mediante prescrição médica.
ü
Realização
de procedimentos, sob supervisão do enfermeiro, tais como: Coleta de sangue,
para encaminhamento ao laboratório.
ü
Realização
de curativos infectados ou não, com avaliação diária.
ü
Retirada
de pontos.
ü
Avaliação
do pé diabético.
ü
Realizar
administração de imunobiológicos
ü
Recolher,
quando designado, material para análises clínicas, bem como receber os
resultados de exames de laboratório, e outros, anexando-os os prontuário do
doente.
ü
Zelar
pela limpeza, conservação e assepsia do material e instrumental destinado a uso
médico.
ü
Esterilizar
e preparar salas de material.
ü
Observar,
registrar e informar, à autoridade superior, sinais e sintomas apresentados
pelos pacientes, inclusive fenômenos patológicos e outras anomalias.
Atribuição do
Fonoaudiólogo na Unidade:
ü
Desenvolver
trabalho de prevenção no que se refere à área de comunicação oral e escrita,
voz e audição.
ü
Participar
de equipes de diagnóstico, realizando avaliação da comunicação oral e escrita,
voz e audição.
ü
Realizar
terapia fonoaudiólogica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e
audição.
ü
Realizar
o aperfeiçoamento dos padrões da voz e da voz e da fala.
ü
Dar
parecer fonoaudiológico, na área da comunicação oral e escrita, voz e audição.
ü
Realizar
atividades vinculadas às técnicas psicomotoras, quando destinadas à correção de
distúrbios auditivos ou de linguagem.
ü
Participar
da equipe multidisciplinar na recuperação e na reabilitação do paciente.
Atribuição do
Nutricionista na Unidade:
ü
Planejar,
organizar e fiscalizar serviços de nutrição
em estabelecimentos diversos,
promovendo a orientação técnica da alimentação.
ü
Propor
a adoção de normas, padrões e
métodos de educação e assistência
alimentar, visando a
proteção materno-infantil.
ü
Elaborar
e fiscalizar cardápios normais e
dietoterápicos.
ü
Pesquisar
informações técnicas específicas
e preparar para divulgação
informes sobre noções de higiene e
alimentação, orientação para
aquisição de alimentos
e controle sanitário dos gêneros adquiridos
pela comunidade.
ü
Planejar e
promover a execução
dos programas de educação
Alimentar.
ü
Proceder
à visita em instituições diversas (escolas, creches e asilos) , de forma a promover a
orientação técnica e adequada
da alimentação.
ü
Proceder
a visitas domiciliares, a
fim de promover a formação de
bons hábitos alimentares e de assistir
os casos que mereçam
dieta especial.
Atribuição do Cirurgião
Dentista na Unidade:
ü
Proceder
a estudo da natureza das doenças que afetam as regiões orais e para-orais suas
causas, processos e efeitos associados com as alterações da estrutura e
função orais;
ü
Promover
a educação da clientela no que se refere
a profilaxia e higiene oral;
ü
Realizar
atividades relacionadas com a etiologia, patologia terapêutica e
prótese da região buco-
dento-maxilo-facial;
ü
Colaborar
na elaboração de normas gerais de organização e funcionamento
dos serviços odonto-sanitários;
ü
Executar
procedimentos clínicos quando solicitados por outro profissional de saúde
tratando a doença diretamente ou orientando aquele profissional para uma
terapêutica mais eficaz;
Atribuição
do Psicólogo na Unidade:
ü Participar/Realizar
levantamento das necessidades/problemas relativos à população adscrita ao serviço para
estabelecimento de prioridades.
ü Estabelecimento
de contato regular com rede de serviços de saúde mental e intercâmbios
permantes com as instituições locais(assistência social, educação, conselhos
tutelares e outros órgãos da justiça) para troca de experiências e pactuação de
responsabilidades na solução dos encaminhamentos recebidos e na criação de
sistemas de referência e contra-referência.
ü Acolhimento
através de grupos de recepção com avaliação individual.
ü
Realização de reuniões com os outros setores do
serviço para suporte e discussão de casos que os serviços queiram encaminhar.
Atribuição
do THD na Unidade:
ü
Competem
ao Técnico de Higiene Dental, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista, as
seguintes atividades:
ü
Colaborar
nos programas educativos de saúde bucal;
ü
Colaborar
nos levantamentos e estudos epidemiológicos como coordenador, monitor e
anotador;
ü
Educar
e orientar os pacientes ou grupos de pacientes sobre prevenção e tratamento das
doenças bucais;
ü
Fazer
a demonstração de técnicas de escovação;
ü
Supervisionar
sob delegação, trabalho dos atendentes de consultório dentário;
ü
Realizar
teste de vitalidade pulpar;
ü
Realizar
a remoção de indutos, placas e cálculos supragengivais;
ü
Executar
a aplicação de substâncias para a prevenção da cárie dental;
ü
Inserir
e condensar substâncias restauradoras;
ü
Polir
restaurações;
ü
Proceder
à limpeza e à assepsia do campo operatório, antes e após os atos cirúrgicos;
ü
Remover
suturas
ü
Participar
de atividades extra-muros.
Atribuição dos
Administrativos na Unidade:
ü
Estudar
processos, preparar ordens de serviços, circulares, exposições de motivos,
certidões, atestados, pareceres, informações e minutas de decretos ou
anteprojetos de leis.
ü
Carimbo
e controle de impressos
ü
Participar
da elaboração de planos iniciais de organização, gráficos, fichas, roteiros e
manuais de serviço.
ü
Fornecer,
quando solicitado, dados estatísticos.
ü
Arquivar
fichas e prontuários de clientes.
ü
Atender
as requisições de material, bem como examinar a documentação respectiva, providenciando para que o estoque
de material, sob sua responsabilidade, esteja constantemente em dia.
ü
Receber,
fiscalizar e conferir a entrada e saída de material, mantendo organizado e
atualizado o fichário cadastral do mesmo com o respectivo estoque.
ü
Inspecionar
o estado do material permanente, sob sua responsabilidade, tomando as
providências necessárias à
conservação do mesmo.
ü
Zelar
para que estejam sempre em perfeitas condições de utilização, funcionamento,
higiene e segurança, os objetos de uso.
Atribuições dos membros da
Equipe de Saúde da Família:
As atribuições dos
profissionais pertencentes à Equipe ficaram estabelecidos também pela Portaria
Nº 648, de 28 de Março de 2006, podendo ser complementadas pela gestão local.
Atribuições comuns a todos os
Profissionais que integram as equipes:
ü Participar do processo de territorialização e
mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e
indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da
atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem
acompanhadas no planejamento local;
ü Realizar o cuidado em saúde da população adscrita,
prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais
espaços comunitários (escolas, associações,entre outros), quando necessário;
ü Realizar ações de atenção integral conforme a
necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades
e protocolos da gestão local;
ü Garantir a integralidade da atenção por meio da
realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; e
da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações
programáticas e de vigilância à saúde;
ü Realizar busca ativa e notificação de doenças e
agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de
importância local;
ü Realizar a escuta qualificada das necessidades dos
usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e
viabilizando o estabelecimento do vínculo;
ü Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a
coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros
serviços do sistema de saúde;
ü Participar das atividades de planejamento e avaliação
das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis;
ü Promover a mobilização e a participação da comunidade,
buscando efetivar o controle social;
ü Identificar parceiros e recursos na comunidade que
possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação da SMS;
ü Garantir a qualidade do registro das atividades nos
sistemas nacionais de informação na Atenção Básica;
ü Participar das atividades de educação permanente; e
ü Realizar outras ações e atividades a serem definidas
de acordo com as prioridades locais.
Atribuições do Enfermeiro:
ü Realizar assistência integral (promoção e proteção da
saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção
da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no
domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em
todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta
e terceira idade;durante o tempo e frequência necessários de acordo com as
necessidades de cada paciente;
ü Conforme protocolos ou outras normativas técnicas
estabelecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aprova a Resolução
n.º 195, de 18/02/97, observadas as disposições legais da profissão, realizar
consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever
medicações;
ü Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações
desenvolvidas pelos ACS;
ü Supervisionar, coordenar e realizar atividades de
educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem;
ü Contribuir e participar das atividades de Educação
Permanente do Auxiliar de Enfermagem, ASB e TSB; e
ü Participar do gerenciamento dos insumos necessários
para o adequado funcionamento da USF.
ü Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a
USF.
Atribuições do Auxiliar e do
Técnico de Enfermagem:
ü Participar das atividades de assistência básica
realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e,
quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços
comunitários (escolas, associações etc);
ü Realizar ações de educação em saúde a grupos
específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;
e
ü Participar do gerenciamento dos insumos necessários
para o adequado funcionamento da USF.
Atribuições do Cirurgião
Dentista:
ü Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o
perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal;
ü Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica
em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias
ambulatoriais;
ü Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção e
proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação
e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos
e a grupos específicos, de acordo com planejamento local, com resolubilidade;
ü Encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a
outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo
acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento;
ü Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à
promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais;
ü Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes
à saúde bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da Família, buscando
aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
ü Contribuir e participar das atividades de Educação
Permanente do THD, ACD e ESF;
ü Realizar supervisão técnica do THD e ACD; e
ü Participar do gerenciamento dos insumos necessários
para o adequado funcionamento da USF.
Atribuições do Técnico em Saúde Bucal (TSB):
ü Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção,
prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a todas as
famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e de acordo
com suas competências técnicas e legais;
ü Coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos
equipamentos odontológicos;
ü Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes
à saúde bucal com os demais membros da equipe de Saúde da Família, buscando
aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
ü Apoiar as atividades dos ASB e dos ACS nas ações de
prevenção e promoção da saúde bucal; e
ü Participar do gerenciamento dos insumos necessários
para o adequado funcionamento da USF.
Atribuições do Auxiliar de
Saúde Bucal (ASB):
ü Realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal
para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos
de atenção à saúde;
ü Proceder à desinfecção e à esterilização de materiais
e instrumentos utilizados;
ü Preparar e organizar instrumental e materiais
necessários;
ü Instrumentalizar e auxiliar o cirurgião dentista e/ou
o TSB nos procedimentos clínicos;
ü Cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos
odontológicos;
ü Organizar a agenda clínica;
ü Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes
à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando
aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar;
ü Participar do gerenciamento dos insumos necessários
para o adequado funcionamento da USF.
Atribuições específicas do
Agente Comunitário de Saúde:
Agente Comunitário
de Saúde (ACS) mora na comunidade e está vinculado à USF que atende a
comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família! Quem é o agente
comunitário? È alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se
comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona
como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o
que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a
equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao
unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber
popular.
O seu trabalho é
feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do
ACS são as seguintes:
ü Realizar mapeamento de sua área; 2. Cadastrar as
famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; 3. Identificar indivíduos e
famílias expostos a situações de risco; 4. Identificar área de risco; 5.
Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde,
encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico,
quando necessário; 6. Realizar ações e atividades, no nível de suas
competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas; 7. Realizar, por meio
da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua
responsabilidade; 8. Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros
da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas
em situações de risco; 9. Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde,
com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; 10. Promover a
educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de
saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; 11. Traduzir para a ESF a
dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;
12. Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser
potencializados pela equipe.
Gestão Interna feita por
objetivos
Discutidas e assumidas
pelas chefias imediatas, através da elaboração conjunta do plano de ação,
repassado aos servidores.
Definição clara de
Tarefas e responsabilidades
As ações Programáticas
desenvolvidas são as padronizados pelo Ministério da Saúde/SMSDC.
Treinamento supervisão e
avaliação dos Serviços prestados.
٭Sistema
de Informação:
Sistema de Informação baseia-se num conjunto de sistema
da SMSDC/Ministério da Saúde, Gil, CNES, Cartão SUS, Sisprenatal, Sigma de
Farmácia, Sisreg versão III, Vita Care, Tabnet e futuramente Sigma de
Almoxarifado e Ergon.
٭Comunicação
Interna:
Através
de Reuniões, quadros informativos impressos, circulares e email
٭Comunicação
Externa:
Através de ouvidorias
Reuniões Conselho Distrital
Reuniões Lideranças comunitárias
Quadro de avisos
Banner
Capitulo IV
Compromisso Assistencial
1- Horário
de funcionamento do CMS Profº Edgard M. Gomes e Cobertura Assistencial
O CMS EMG encontra-se em funcionamento de 08:00 as 20:00
horas de segunda à sexta e sábado de 08:00 as 12:00; sendo sua abertura
realizada às 07:30 horas para coleta de Material Biológico, de segunda à
sexta-feira.
*Encontra-se fechado aos domingos e
dias de feriados.
2- Definição da oferta
de Serviços.
O CMS Prof. Edgard Magalhães Gomes tem
uma equipe de profissionais multidisciplinar que realizam um conjunto de ações
assistenciais e educativas, visando atender as necessidades encontradas pelo
usuário que referenciado, agendado ou através de demanda espontânea.
● O serviço oferecido de
varias formas:
Acolhimento – avaliação de necessidade
de consulta imediata a partir de
- classificação de
riscos.
- agendamento
- orientações
- encaminhamentos para
outros serviços/especialidades.
Consultas agendadas – são oferecidas
aos pacientes inscritos nos diversos
programas da
unidade
Visitas domiciliares – São realizadas
por diversos profissionais de acordo com a demanda apresentada
Contato telefônicos – Acontece a
partir da avaliação de necessidades diversas como:
alterações de exames, reagendamento, convocações do usuários.
Procedimentos gerais – Imunização,
curativos, TRO, nebulização, retirada de pontos, coleta de material biológicos,
aferição de PA, dados antopometricos, circunferência abdominal, triagem
Neonatal (teste do pezinho), HGT,ECG, administração de medicamentos.
Grupos educativos/Sala Espera –
Tabagismo, Planejamento Familiar, obesidade infantil/adolescente,
gestante (IUBAAM), atenção a 3ª idade (idosos), PH e PD, Hansen, atenção a
criança até a 1º ano de vida, pré-natal, saúde da mulher, praticas integrativas
e complementares, saúde bucal.
● Serviços Básicos oferecidos: Clinica
Médica, Pediatria, Ginecologia/obstetrícia e Saúde Bucal.
● Serviços Adicionais: Fonoaudiólogia,
Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Pólo Endocrinologia, Pólo de asma, Pólo
de obesidade infantil e Dermatologia.
Hospital de referência para
Urgência/Emergência e Maternidade = Alexander fleming
Duas UPAs Estaduais localizadas: uma
no complexo Campo Grande Norte e outra no complexo Campo Grande Sul.
Uma Unidade de Pronto Atendimento
Municipal no Complexo Campo Grande Norte.
3. Marcação
de Consultas, Acolhimento e Orientação dos Clientes.
·
Inscrição (abertura de Prontuário)
Sempre que possível
solicita-se a seguinte documentação:
1.
Documento de Identidade o qualquer outro com foto;
2.
Comprovante de Residência;
3.
CPF;
4.
Certidão de nascimento (para crianças).
·
Acessibilidade e Regulação
de Procura de Cuidados Médicos
Um dos problemas
enfrentados por esta Unidade é o número de usuários e oferta de consultas para
a Porta de Entrada, pois somos Unidade B, onde há um número de consultas
estimadas para cada médico por hora, ou seja, 4
(se turno de 5 horas), num total de
20 por turno, vale salientar que hoje dispomos somente de dois médicos para a
área de cobertura que não pertence a ESF. dispomos de 06 médicos da ESF que
possuem carga horária de 40 horas semanais, e muitas vezes a demanda livre da
população é muito maior que a oferta.
Objetivos
Gerais
|
|
Princípios
|
|
Organização
das agendas médicas e auto-regulação da oferta de consultas
|
Turno da manhã– Demanda Livre com triagem e classificação de
risco.
Turno da tarde –
agendamento PH e PD
Turno da manhã – demanda livre com triagem e classificação de
risco 20 vagas
Turno da tarde – agendamento e acompanhamento do crescimento e
desenvolvimento do menor de um ano 16 vagas;
Adolescente – um turno quinzenal á tarde com 12 vagas.
Os dois turnos – agendamento 16 vagas cada turno;
Os dois turnos–
agendamento; com avaliação quinzenal, 20 vagas cada turno;
Os dois turnos - agendamento realizado após grupo de recepção;
Os dois turnos – atende emergência realizando encaminhamentos.
Os dois turnos - agendamento realizado após grupo de recepção;
Os dois turnos - agendamento realizado por demanda livre ou
encaminhamentos;
Os dois turnos – Demanda livre e agendamento.
Os dois turnos - agendamento por encaminhamentos e agendamento
após grupo de recepção;
|
- Atendimento Administrativo
Presencial
Está disponível no horário
de funcionamento da Unidade, sendo efetuado por ordem de chegada.
- Pedido de Renovação de
Receituário Crônico
É realizada de acordo com
o tipo de classificação de Hipertensão Leve, Moderada, Severa e é válida pelo
tempo de retorno à consulta preconizada pelo programa.
· Emissão de Atestados Médicos
Incapacidade para o trabalho;
Requer a presença de usuário e é
emitido expressamente pelo médico;
Pedidos de atestado de aptidão física
e psíquica para o desempenho profissional requer consulta presencial;
Ausência na escola por motivo de
doença – só serão justificadas as faltas de acordo com a legislação em vigor.
- Requisição de guias de Transporte
São emitidos em caso de
incapacidade do doente para se deslocar pelos seus próprios meios, a consultas
hospitalares, tratamento de fisioterapia, hemodiálise, etc. É preenchido um
impresso próprio com a devida justificativa para o pedido de transporte e
carece de autorização da coordenação da Unidade.
- Declaração de Comparecimento
É
emitida por qualquer servidor no momento de solicitação pelo usuário.
- Referência
Os
procedimentos e consultas especializadas são agendados pelo SISREG e pela
Central de Regulação da Cap através do Núcleo Interno de Regulação (NIR) de
cada Unidade, para as diversas Unidades Prestadoras de Serviços.
Referência
para Idoso Frágil - Hospital
Estadual Eduardo Rabelo.
Referência
para Saúde Mental - Caps
Pedro Pellegrino para complexo Campo-Grande Sul e Guaratiba; Caps Profeta
Gentilleza para complexo Campo-Grande Norte e Capsi João de Barro - referência
infantil para toda área.
PLANO DE FÉRIAS
As férias e as licenças especiais são
agendadas de acordo com os
interesses dos profissionais e também de suas chefias imediatas
obedecendo aos critérios estabelecidos pela secretaria de saúde e da
coordenação de área, implantadas no ERGON do núcleo de cada unidade (os que
possuem) sem prejuízo ao funcionamento da Unidade.
AFASTAMENTO
Ausência
programada - Férias,
Licença especial, Reuniões e Cursos.
- Não
há agendamento para o profissional.
- Se
necessário, há o reagendamento.
- Se
houver vaga na agenda de outro profissional o usuário será atendido
No mesmo dia.
Ausência
não programada -
Afastamento por doença do próprio ou do familiar.
·
Informar
a ausência o mais rápido possível para a unidade e quantos dias a perícia
médica deu de afastamento
·
O
administrativo entrará em contato telefônico, ou o agente comunitário de saúde
poderá fazer uma visita aos usuários para um reagendamento que poderá ser com o
mesmo profissional ou não.
·
Quando
há necessidade de consulta para o mesmo dia , o paciente será atendido por
outro profissional havendo disponibilidade de vagas.
·
Integração
entre as unidades para o acolhimento dos usuários , sempre necessário.
Ausência
em Congressos, Encontros, Jornadas, Cursos e outros eventos científicos.
·
Deverão
ser apresentadas documentações comprobatórias do evento, com antecedência e
preenchida documentação específica no núcleo da unidade para liberação da
assinatura do ponto, ou até mesmo ajuda de custo pela SMSDC.
CAPÍTULO V
Formação
e Compromisso Para a Qualidade
A missão essencial das
Instituições é atender a seus Clientes de forma mais adequada preocupando-se
com a melhoria da Qualidade de sua Gestão e assistência. Desde 1995, quando da
criação do programa de garantia e aprimoramento da Qualidade em Saúde, O
Ministério da Saúde vem investindo no Desenvolvimento do Programa Brasileiro de
Acreditação Hospitalar, incrementando a Eficiência, Eficácia e Efetividade das
nossas Instituições. De acordo com os critérios de Avaliação do Manual
Brasileiro de Acreditação Hospitalar referente à parte Ambulatorial, as
Unidades Básicas de cuidados primários de Saúde possuem condições de alcançar resultados
exitosos de acordo com protocolo de avaliação nos níveis 1,2 e 3.
ATENDIMENTO AMBULATORIAL - Nível 1
A
Instituição oferece assistência ambulatorial; conta com área física própria
para a atividade; tem processo de agendamento definido e recursos humanos e
materiais adequados para o modelo de assistência proposto.
Itens
de Orientação
• Habilitação da equipe de assistência
ambulatorial.
• Médico no local durante o horário de
funcionamento para atendimento de consultas novas e subseqüentes.
• Sistema de agendamento por especialidade
constando: freqüência, duração e distribuição das consultas.
• Material, instrumental e equipes para a
execução dos procedimentos, de acordo com o perfil de demanda e o modelo
assistencial.
• Consultórios e
horários disponíveis, adequados ao perfil de demanda.
• Área de cirurgia ambulatorial de
circulação restrita.
• Consultórios com condições de lavagem
simples e anti-sepsia das mãos, ventilação e iluminação adequadas.
• Precauções padronizadas e rotina para
isolamento do cliente/paciente.
• Condições técnicas para atendimento às
emergências (materiais e medica-mentos).
• Estrutura para atendimento a grupos
especiais (casos de agressão física, moral, psicológica, etc.).
• Orientações ao cliente/paciente sobre os
procedimentos a que será submetido.
• Programa de manutenção preventiva dos
equipamentos.
ATENDIMENTO AMBULATORIAL - Nível 2
O Ambulatório conta com manual(is) de
normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is);
conta com equipe multiprofissional capacitada para atender ao serviço; está
integrado com os outros serviços da Instituição.
ITENS DE ORIENTAÇÕES
• Manual(is) de normas, rotinas e
procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is).
• Programa de educação e treinamento
continuado.
• Grupos de trabalho para a melhoria de
processos e integração institucional.
• Sistema de análise crítica dos casos
atendidos, visando à melhoria da técnica, controle de problemas, melhoria de
processos e procedimentos, minimização de riscos e efeitos colaterais.
• Programas multiprofissionais para
atendimento de clientes/pacientes com doenças crônicas.
• Procedimentos de orientação ao
paciente e atividades de educação em saúde.
• Procedimentos voltados para a
continuidade de cuidados ao cliente/paciente e seguimento de casos.
ATENDIMENTO AMBULATORIAL - Nível 3
O modelo
assistencial contempla ações preventivas, de diagnose, terapêuticas e de
reabilitação; são realizados levantamentos de indicadores para a avaliação da
qualidade e produtividade da assistência oferecida e impacta junto à
comunidade; existe sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e
externos).
Itens de Orientação
• Programas assistenciais abrangentes
(educação em saúde, imunização, procedimentos de diagnose e terapêuticos).
• Sistema de informação baseado em taxas
e indicadores específicos de assistência ambulatorial que permitem análise e
comparações.
• Ciclos de melhoria com impacto
sistêmico.
• Sistema de aferição da satisfação dos
clientes (internos e externos).
SERVIÇOS DE ATENÇÃO AO
PACIENTE/CLIENTE
Esta seção agrupa as unidades e serviços
tipicamente “assistenciais”, ou seja, todos aqueles em que existe o contato
direto com o usuário, um processo ou serviço médico assistencial desenvolvido,
uma equipe médica e multiprofissional envolvida, um conjunto de insumos
tecnológicos específicos e um(ns) espaço(s) institucional(is) especificamente reservado(s).
O(s) serviço(s), unidade(s) ou setor(es) dispõe(m)
de sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos);
integra(m) o programa institucional da qualidade e produtividade: com
evidências de ciclos de melhoria; dispõe(m) de sistemas de aferição de
informação da Organização com dados, taxas e indicadores que permitem a
avaliação do serviço, a comparação com referenciais adequados e o impacto
gerado junto à comunidade.
ITENS DE
ORIENTAÇÕES
• Sistemas de planejamento e melhoria contínua em
termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações
assistenciais e procedimentos.
• Ciclos de melhoria com impacto sistêmico.
• Sistema de informação baseado em taxas e
indicadores que permitem análises e comparações.
•
Sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos).
Atualmente
o nosso termômetro de avaliação é o Cliente através de Ouvidorias, Reclamações
e Conselho Distrital de Saúde. São Instrumentos de avaliação da Qualidade:
Produção
gerada no GIL e Vita Care.
Avaliação
pelo AMQ e PMAQ
Avaliação
dentro da própria equipe para análise de Indicadores
Reuniões
avaliativas da Coordenação de área com grupos gestores. Direções, SAIS e
Administradores
Reunião do
CODS e Lideranças Comunitárias.
Capitulo VI
Disposições
Finais e Transitórias
- Inibições(incompatibilidades)
Decorrentes da necessidade de cumprir o compromisso Assistencial da
Unidade
Serão pactuadas em reuniões com as
equipes, as dificuldades e propostas para o cumprimento do Regimento.
Existe uma dificuldade em lotar e fixar
Médicos na Zona Oeste principalmente em Campo Grande.
A Unidade é localizada em frente a
estação de trem de Inhoaíba com malha viária riquíssima, pois pode-se chegar ao
Posto à pé, bicicleta, trem, ônibus,Van
e Kombi dificultando o atendimento apenas aos usuários de nossa área.
Recebemos diariamente casos de
Emergência, descaracterizado assistência primária.
Produções de Efeitos e
Atualização
O
Regimento será apresentado a todos os funcionários, encontra-se em sua 3ª
versão, será avaliado e poderá sofrer alterações.
0 comentários:
Postar um comentário