segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

1º ENCONTRO DE MEDICINA ALTERNATIVA DO CMS EDGAR MAGALHÃES GOMES


1º Encontro de Medicina Alternativa  do CMS Edgar Magalhães Gomes realizado nas áreas das  Equipes Amanhecer e Ágape, onde foram realizados sessões de Auriculoterapia, Reflexologia podal, Shiatsu, além de verificação de pressão arterial, pesagem de bolsa família, informativos gerais sobre saúde.

*Equipe técnica de Medicina Alternativa: Técnicas de Enfermagem, Rosangela, Ieda e Fernanda.





Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 antes de Cristo, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200) para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral. É na verdade uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa, mas também usada por outras culturas antigas, em particular pelos egípcios. O método de tratamento de colocação de sementes na auriculoterapia é um processo simples e muito desenvolvido nos últimos tempos por suas vantagens operacionais. Ele consiste na seleção de materiais esféricos de superfície lisa, que realizem pressão sobre os pontos auriculares. Todos os dias o paciente deve estimular as sementes, três a cinco vezes, automassageando as orelhas. Cinco sessões de tratamento constituem um ciclo e entre cada ciclo de tratamento deve haver um descanso de um ou dois, ou de umas duas semanas antes de começar um novo. Isto dependerá do tempo de evolução da enfermidade, assim como, da resposta obtida com o tratamento.

 Reflexologia Podal  -  A Pressão que cura
A técnica da medicina chinesa pode curar, prevenir e evitar doenças. Tudo porque os pés são o espelho do corpo e da alma.
Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da arte, definiu os pés como uma das maiores engenharias e construções artísticas de Deus. Se o autor do quadro Monalisa conhecia bem as ciências orientais, ainda não se sabe. Mas é certo que ele construiu uma das frases mais utilizadas por profissionais da reflexologia podal.
Reflexologia podal, ou popularmente falando, massagem no pé com finalidades terapêuticas, nasceu na medicina chinesa há aproximadamente 5.000 anos, mas tornou-se mais conhecida no Ocidente, a partir desse século. A reflexologia consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Esses pontos possuem ligações com os nossos órgãos e por esse motivo, geram resultados, curas e prevenções de doenças que estão relacionadas a eles. Como isso acontece? É que a medicina chinesa acredita que todo o nosso organismo está interligado através dos "chis", que são canais de circulação da energia vital do organismo. Logo, uma massagem no ponto certo do pé, milimetricamente ligado ao canal que reflete a pressão no rim, por exemplo, faz com que o resultado seja o mesmo do que o de uma intervenção no órgão.
A massagem provoca algumas reações no organismo, e essas reações manifestam nas doenças. A pressão exercida no ponto correto do pé relaxa o corpo, descontrai músculos, descontrai vasos sanguíneos, melhora a circulação e facilita o transporte do oxigênio no sangue, além de estimular a produção de endorfina e serotonina, que são uma espécie de analgésico que o próprio corpo produz contra sensações de dor.
Com todas essas alterações, enxaquecas, dores de natureza vertebral, tensões, problemas com circulação e estres podem ser resolvidos, para citar apenas algumas doenças. As doenças que podem ser curadas, prevenidas ou resolvidas com a ajuda da reflexologia podal.
A reflexoterapia não cura sozinha as doenças. Ela estimula a energia vital que cada um tem dentro de si mesmo para que o organismo se auto recupere. Aí está a sua diferença fundamental em relação as demais formas de tratamento.









Um comentário:

  1. Esse trabalho veio do coração dos acs da equipe para desenvolver na comunidade junto com as colegas tecnicas que foram de grande valor para nós e para todos que estiveram lá e receberam um pouco de acolhimento e carinho, muitos que estiveram lá precisam desse momento e vimos no rosto de cada um como foi bom

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.