domingo, 24 de junho de 2012

Historias Contadas Por Agentes Comunitarios


ACS TATIANE BARRADAS DA SILVA
EQUIPE ALPHA 

APÓS RECENTE MUDANÇA  A ÁREA ADSTRITA; DO CMS EDGARD MAGALHÃES GOMES; ONDE ESTOU LOTADA; ENCONTREI UMA PACIENTE, A SENHORA TEREZINHA, HIPERTENSA E INSULINODEPENDENTE, QUE NO MOMENTO TAMBÉM ESTA COM TUBERCULOSE E ENCONTRA-SE, NA SEGUNDA FASE DO TRATAMENTO.
QUANDO CONHECI DONA TEREZINHA, A MESMA ENCONTRAVA-SE COM A GLICOSE COMPLETAMENTE DESCOMPENSADA, NÃO FAZIA O CONTROLE  GLICÊMICO  DIÁRIO, MESMO JÁ TENDO  O APARELHO E A  FITA; A BASTANTE TEMPO, E SUA GLICOSE ESTAVA SEMPRE ACIMA DE 300M/G. NÃO FAZIA DIETA E COMIA DE TUDO.
POR ACOMPANHA-LA DIARIAMENTE, PELO DOT'S, COMECEI TAMBÉM A ORIENTÁ-LA QUANTO AOS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E PASSEI A AFERIR A GLICOSE QUASE QUE DIARIAMENTE OBSERVANDO, QUE AOS POUCOS ,A MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO, A APLICAÇÃO CORRETA NOS HORÁRIOS DA MEDICAÇÃO VEM FAZENDO EFEITO.
ME CHAMOU ATENÇÃO, O FATO DE DONA TEREZINHA JA FAZER USO DE INSULINA HÁ MAIS DE 2 ANOS E DESCONHECER OS MEIOS PELOS QUAIS PODERIA TER EVITADO QUE SUA GLICOSE  FICASSE TÃO ALTA; ELA PELA MANHÃ TOMAVA QUASE QUE TODOS OS DIAS SUCO DE BETERABA COM CENOURA,COMIA VARIOS TIPOS DE CARBOIDRATOS NUMA MESMA REFEIÇÃO;COMIA COMIDAS FORTES DO TIPO MOCOTÓ, ANGU A BAIANO ENTRE OUTROS PRATOS PESADOS, E FAZIA ISSO SEM TER A MÍNIMA IDÉIA QUE TUDO ISSO CONTRIBUIA PARA O AUMENTO DA GLICOSE NO SANGUE.
       HOJE,AO FAZER GLICEMIA CAPILAR,VERIFICAMOS QUE A GLICOSE TEM SE NORMALIZADO ., JÁ CHEGOU À 77MG/DL,  EM JEJUM, ANTES DO USO DE INSULINA. PELA MANHÃ ELA JA NÃO SENTE MAIS DESCONFORTO  DA GLICOSE ALTERANDO NO SANGUE.


AVS Tatiana S.  Monteiro
Equipe Alpha

Realizo visitas (inspeção) em vários tipos de imóveis, bem como, residências, comércios, terrenos baldios, igrejas, escolas, delegacias, centros espíritas, entre outros. A fim de tratar e/ou eliminar depósitos possíveis de criadouros do Aedes (mosquito da dengue).
Durante uma dessas visitas, a residência, na modalidade LIRA, onde é feito um levantamento de índice rápido do Aedes, com coleta de foco para confirmação da probabilidade da doença em determinada área, encontrei foco em buracos de um tijolo, que formavam um canteiro de rosas e, também nas folhas secas que ali estavam caídas no chão.
Fiz a coleta, na presença da moradora, orientei-a de qual a melhor forma de se fazer um canteiro, com tijolos “deitados” para evitar o acúmulo de água, varredura (eliminação) de folhas secas, etc.
Retornei a casa um mês depois e notei que a moradora atendeu as minhas orientações e a parabenizei por ter mais atenção com suas plantas e rosas. Enfatizei o fato que em lugares inesperados e pouco prováveis é que o nosso “pequeno inimigo” pode nos surpreender com sua presença e ameaçar nossa família, comunidade, bairro... E até tirar a vida de quem nós mais amamos.

AVS Victor Hugo
Equipe Alpha

Numa das minhas visitas domiciliares, identifiquei um foco de  mosquitos Aëdes aegypti, numa residência com a caixa de água aberta. Nesta residência mora três adultos e quatro crianças.
Orientei sobre a importância dos cuidados para procriação de mosquitos e os sinais e sintomas da dengue.
Retornei duas semanas depois, com informações da minha ESF que uma das crianças estava com quadro clínico de Dengue. Ao chegar no local as minhas orientações foram seguidas. Mais quando olhei de cima da laje para casa do vizinho também tinha uma caixa de água meio aberta. Como já esperado no vizinho também tinha foco de Dengue.
Orientei sobre os cuidados e nos ESF realizamos um mutirão em busca de novos focos.
“as vezes o mosquito esta no nosso lado e agente me sabe”. FIM

AVS Tatiana Barradas
Equipe Alpha

No mapeamento da minha Micro-área, encontrei dona Maria de 65 anos que morava ela e o esposo seu Jose de 68 anos.
Segundo informações colhidas ela relatou que realizava tratamento de pressão alta e a sua pressão não ficava normal, sempre alta.
Realizei um tratamento humanizado falando sobre o meu trabalho juntamente da ESF e ganhei a confiança dela, e ela me disse: “minha filha tenho muita vergonha, pois sou analfabeta e não sei qual remédio tomar, por isso tomo meio de cada com medo”
Mediante o fato montei uma estratégia, primeiramente marquei uma consulta com o medico da família e em relação aos medicamentos, identifiquei com cores. Pela manhã era pintado de azul e a noite de caneta preta.
“ hoje dona Maria esta com a pressão de uma garotinha e entrou para Academia Carioca onde melhorou muito seu alto estima” FIM

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.