terça-feira, 26 de julho de 2011

O Papel do Profissional de Saúde

Os profissionais de saúde aprendem a identificar e resolver problemas. Contudo, para que essa ajuda seja efetiva não basta dar informação. Também é necessário auxiliar a identificação da origem dos problemas, sugerindo possíveis caminhos. Para isto, é importante não só o que se diz, mas a forma como se diz.

Aconselhamento da Amamentação no Pré-natal:O formulário de História da Amamentação pode auxiliar a abordagem na consulta individual e na visita domiciliar:
1. Saúde materna.
2. Alergias maternas e familiares.
3. Mamas e mamilos, cirurgias e doenças.
4. Historia prévia de amamentação.
5. Gravidez atual (conhecimentos e preocupações da mãe, planos para utilização de leites artificiais).

Temas a serem abordados na consulta individual/visita domiciliar ou grupos:
· Discussão sobre preocupações, duvidas e expectativas sobre o aleitamento materno e a maternidade;
· Valorização do alojamento conjunto;
· Importância da amamentação na sala de parto e nas primeiras horas apos o parto para o estabelecimento de um aleitamento materno com sucesso;
· Abordagem das técnicas de posição da mãe e do bebe, pega da aréola, massagem e expressão manual das mamas; amamentação sob livre demanda e alternância das mamas.

Cuidados com as mamas e os mamilos:· E recomendado banho de sol, sem soutien, sempre que possível, por aproximadamente 10 minutos diários ate as 9 h ou apos as 16h. Como alternativa pode-se utilizar banho de luz com lâmpada de 40w, a 50 cm de distancia da mama.
· Não são recomendadas massagens com cremes, fricções ou expressão de colostro.
· Deve ser aconselhada a lavagem das mamas com água sem sabão (para não remover os óleos naturais da sua pele) durante a higiene diária.
· E favorável a utilização de um soltem confortável, não apertado, de preferência de tecido de algodão.
· Não se recomenda manobras para mamilos rasos ou invertidos durante essa fase. Este tipo de prática e ineficaz ou até associada a um impacto negativo na amamentação.
· Implantes de silicone ou redução mamária quase sempre não impedem ou interferem na amamentação.

Manejo da Amamentação:
O acompanhamento da amamentação precisa ser realizado em momentos-chave, como: a Visita Domiciliar na Primeira Semana de Vida e o Acolhimento Mãe-bebê na unidade de saúde. Essas ações devem acontecer justamente quando há grandes probabilidades da mãe estar ansiosa, com dúvidas e dificuldades para amamentar. Atenção à apojadura, quando as mamas costumam ficar cheias, doloridas e com maior risco de fissuras mamilares. Esses encontros favorecem o vínculo da família com a unidade de saúde. Lembrar que deve ficar muito claro a disponibilidade de busca da unidade em qualquer situação de dúvidas e/ou dificuldades no cuidado do bebê ou da própria mãe.

Fonte: "Saúde da Criança na Atenção Primária", Equipe da Gerência de Programas de Saúde da Criança da SMSDC-RJ

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.