sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Treinamento em serviço - coleta de raspado intradérmico (baciloscopia) para Hanseníase

Hoje tivemos treinamento em serviço para coleta de baciloscopia para Hanseníase.
Hanseníase é uma doença infecciosa de característica contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae, que ataca células da pele e as células dos nervos periféricos.
Um doente de hanseníase apresenta mancha ou manchas na pele com evidente perda de sensibilidade, e estas manchas podem ser hipopigmentadas, avermelhadas ou da cor do cobre, podem ser planas ou elevadas, não têm prurido e normalmente não doem. Apresentam falta de sensibilidade ao calor, tato ou dor; e podem aparecer em qualquer parte do corpo. Outros sinais que podem aparecer: Nódulos avermelhados ou acobreados ou áreas difusas, espessas e brilhantes da pele sem perda de sensibilidade.
Fique atento também porque nem todas as manchas são sinais de hanseníase, aquelas que apresentam sensibilidade normal; que existem no corpo desde o nascimento; as pruriginosas; as que aparecem ou desaparecem de repente e se espalham rapidamente não são de hanseníase.
A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por meio de germes que são eliminados por gotículas durante a fala de uma pessoa com outras e que são inalados por eles penetrando no organismo pelo nariz. E também pode ser por meio do contato direto com a pele através de feridas de doentes. Mas atenção, este contato que é dito é necessário que seja íntimo e prolongado para que a contaminação venha a ocorrer, como permanência na mesma residência. Por isso é importante fazer exame dos familiares do doente de hanseníase.
Hanseníase tem tratamento e cura!
Todas as unidades de saúde disponibilizam o tratamento.







0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.